Carreta tomba na altura de Leopoldina e derrama 29 toneladas de fertilizante em ribanceira

Veículo transportava 27 toneladas de ácido bórico e 2 toneladas de sulfato de cobre de São Paulo para Manhuaçu


Por Elisabetta Mazocoli

25/09/2025 às 11h30

carga fertilizantes reproducao bom dia leopoldina
Carga caiu próximo a rio, com risco de contaminação no curso d’água (Foto: Reprodução Bom dia Leopoldina)

Uma carreta tombou no km 780 da BR-116, na altura de Leopoldina, na manhã de quarta-feira (24). O veículo transportava 29 toneladas de fertilizante, sendo 27 toneladas de ácido bórico e 2 toneladas de sulfato de cobre, e se deslocava de São Paulo para Manhuaçu quando saiu da pista. O motorista, de 46 anos, perdeu o controle da carreta ao realizar uma curva, fazendo com que o veículo caísse na ribanceira, derramando toda a carga. 

O acidente aconteceu durante a descida da Serra da Bica d’água. Equipes da concessionária da rodovia e uma responsável pelo meio ambiente estiveram no local, além de três equipes da Polícia Militar que deram apoio à PRF para evitar o saque da carga, já que dezenas de saqueadores já estavam no local.

A carreta foi removida por volta das 16h30 e a carga foi transferida por volta das 20h. A Tribuna entrou em contato com a Copasa para mais informações sobre o rio que corre perto ao local do acidente e a possibilidade de contaminação. Em nota, a companhia respondeu que o acidente não afetou o abastecimento de água em Leopoldina. A carga de fertilizante transportada pelo caminhão que tombou não chegou ao manancial utilizado pela Companhia.

“As equipes da Copasa seguem acompanhando a situação de perto, em conjunto com os órgãos competentes, e estão preparadas para adotar medidas imediatas caso haja qualquer risco de contato do material com a água. Como medida preventiva, a Companhia intensificou a frequência das análises de qualidade da água, assegurando que o fornecimento continue dentro dos padrões exigidos pelos órgãos reguladores”, finaliza o comunicado.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.