Falso médico que atuava em UPAs da região é preso em Copacabana
Mais de dez anos depois de ter sido contratado com identidade de ex-companheiro, homem que trabalhou em cidades do Campo das Vertentes é identificado

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu um homem que se passava por médico usando documentação furtada de seu ex-companheiro. O indivíduo foi encontrado neste sábado (22), em um hotel em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, mais de dez anos após ter sido contratado com a falsa identidade. Durante esse tempo, ele trabalhou em UPAs, em São João del Rei, a cerca de 150 km de Juiz de Fora, e em um hospital, em São Tiago, a 200 km do mesmo município.
Durante plantões de trabalho, em 2014, as equipes técnicas das unidades de saúde perceberam uma conduta inadequada do homem e passaram a suspeitar de sua qualificação. Quando entraram em contato com o hospital em São Paulo, onde o verdadeiro médico trabalhava, para verificar suas referências, identificaram que o contratado se tratava de um impostor. Para a contratação, ele teria alterado a fotografia da documentação.
Em seguida, a direção do hospital comunicou a Polícia Civil de Minas Gerais, que passou a investigar o caso e procurar o homem. A prisão aconteceu depois de cruzamento de dados de inteligência, quando o falso médico foi localizado em um hotel no Rio de Janeiro, onde passava o final de semana junto com amigos.
De acordo com informações da Polícia Civil, o acusado também tem passagem pelo crime de furto qualificado em 2015 e já havia sido preso pela Polícia Federal por tráfico internacional de drogas. Na ocasião, ele trouxe entorpecentes do Paraguai para o estado de São Paulo.
As equipes entraram com mandado de prisão preventiva pelos crimes de exercício ilegal da medicina, falsidade ideológica e falsa identidade.
Tópicos: rio de janeiro / são joão del-rei