Cidades mineiras devastadas pelas chuvas arrecadam doações para população
Carangola, Divino, Espera Feliz e Santa Maria de Itabira solicitam apoio para conter prejuízos causados por temporais
No último final de semana, cidades mineiras sofreram diversos prejuízos por conta das fortes chuvas que atingiram o estado. Na Zona da Mata, os municípios de Carangola, Divino e Espera Feliz foram três dos mais afetados, enquanto, na região metropolitana de Belo Horizonte, a cidade de Santa Maria de Itabira foi fortemente atingida por um temporal. Para conter os danos da situação emergencial, os quatro municípios solicitam doações de diversos materiais e de alimentos para apoiar os populares atingidos.
Em Espera Feliz, ao menos 516 pessoas ficaram desalojadas após as chuvas. O município solicita doações de alimentos, de produtos de higiene e limpeza, além de colchões. A intenção da Prefeitura de Espera Feliz é manter assistência contínua com a parcela da população mais vulnerável. “Como consequência das chuvas, o comércio será enfraquecido, causando um certo nível de desemprego. A nossa ideia é dar uma assistência para um período maior”, explica a Prefeitura, via assessoria. As doações podem ser entregues pessoalmente na sede da Prefeitura ou combinadas por telefone, pelo número (32) 3746-1306.
Já no município de Divino, onde 115 pessoas tiveram de deixar suas residências, o município solicita doações principalmente de alimentos não-perecíveis. De acordo com a Prefeitura da cidade, todo tipo de apoio é bem-vindo no atual momento de necessidades, mas produtos do gênero alimentício são as prioridades para a população. Para realizar doações, é necessário entrar em contato pelo telefone (32) 3743-2345.
Em Carangola, cidade com mais de mil pessoas afetadas pelas chuvas, a principal preocupação imediata é o desabastecimento de água. Com isso, as autoridades locais solicitam, principalmente, a doação de água potável. Materiais de limpeza, itens de higiene pessoal e alimentos também são necessidades da população. As colaborações podem ser entregues na Igreja Matriz do município ou combinadas por ligação para o número (32) 3741-7883.
Na região metropolitana de Belo Horizonte, pelo menos 220 famílias do município de Santa Maria de Itabira tiveram prejuízos causados pelas chuvas. A rede de alimentação Tia Eliana está recolhendo doações para a cidade, solicitando itens de higiene pessoal, alimentos não-perecíveis, materiais de limpeza, vestimentas e roupas de cama e banho. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3838-2000.
Igreja Metodista também arrecada doações
A Igreja Metodista, através da 4ª Região Eclesiástica, que envolve Minas Gerais e Espírito Santo, também está mobilizada em todo o estado para recolher doações e distribuir às cidades impactadas pelas chuvas. Em Juiz de Fora, o ponto de coleta é a unidade da Igreja no Centro, localizada na Rua Marechal Deodoro 700, no Parque Halfeld (ao lado do Fórum). Há pessoas no templo religioso durante todo o dia para receber os doadores. Serão recebidos materiais de limpeza, alimentos e água potável.