PRF alerta sobre falso site de leilão de veículos

Endereço virtual golpista apresenta diversas fotos de veículos e pode induzir cidadãos ao erro


Por Fernanda Castilho

23/09/2025 às 10h56

falso-site-veículosfalso-sitefalso-site-leilãofalso-site-cadastro
<
>
Prints do falso site fornecidos pela PRF (Foto: PRF)

 

A Polícia Rodoviária Federal de Muriaé, município localizado a cerca de 160 quilômetros de Juiz de Fora, emitiu um alerta à população sobre um site que divulga falso leilão de veículos no município da Zona da Mata nesta terça-feira (23).

De acordo com a corporação, no endereço informado pelo site — no km 704 da BR-116, no Bairro Universitário em Muriaé —, não há qualquer estabelecimento que mantenha a guarda e realize os leilões de veículos.

O site falso, acessado atualmente pela URL www.grupomuriae.org, mas anteriormente pelo www.grupomuriae.com, é similar a qualquer outra página de comércio virtual, “com design bem-apresentado, direcionamento a contatos e diversas fotos de veículos, podendo levar os consumidores ao erro”, como destacou a PRF.

Cidadãos vítimas dos falsos anúncios do site buscaram a Polícia Rodoviária Federal de Muriaé e alguns pátios credenciados da Coordenadora Estadual de Trânsito. A ocorrência configura-se como crime de estelionato cibernético: uma forma de obter vantagem em prejuízo alheio, induzindo a vítima ao erro através de meios fraudulentos utilizados na internet e por telefonemas.

Diante disso, os agentes federais alertam à população a não realizar cadastramento na página, enviando dados pessoais e financeiros, ou a realizar depósitos ou transferências para as contas bancárias indicadas pelo site. A PRF orienta que, em caso de dúvidas, deve-se buscar o auxílio dos órgãos oficiais de trânsito, e quanto às vítimas, estas devem procurar a Delegacia de Polícia Civil para registrar o ocorrido.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.