Fábrica na Zona da Mata é alvo de fiscalização por empregar adolescentes em funções proibidas

Empresa informou ter realocado adolescentes de funções periculosas após ação do MPT


Por Pâmela Costa

18/06/2025 às 13h13- Atualizada 18/06/2025 às 13h15

Dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram encontrados em atividades listadas como uma das piores formas de trabalho infantil em uma fábrica de vassouras e escovas, na Zona da Mata mineira. Após a fiscalização, a empregadora firmou um termo de ajuste de conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT), responsável pela ação. A informação foi divulgada nessa terça-feira (17). A Tribuna entrou em contato com o MPT, mas ainda não obteve a confirmação do município em que a empresa opera.

De acordo com o órgão fiscalizador, os jovens atuavam no corte e amarração de vassouras, tarefas classificadas na Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil (Lista TIP) como atividades de maior risco para a saúde, segurança e moralidade infantojuvenil. Ao ser notificada, a empresa afastou os adolescentes dos trabalhos proibidos e os redirecionou para funções adequadas às respectivas idades. 

Conforme explicou o MPT, o trabalho que vinha sendo desenvolvido pelos adolescentes necessitam do uso de objetos perfurocortantes, o que poderia gerar ferimentos e até mutilações. “A efetiva eliminação das piores formas de trabalho infantil requer ação imediata e global, que leve em conta a importância da educação fundamental e gratuita e a necessidade de retirar a criança e o adolescente de todos os trabalhos, promover sua reabilitação e integração social e, ao mesmo tempo, atender às necessidades de suas famílias”, destacou um dos procuradores do trabalho envolvidos na ação. 

Por parte da fábrica, foi firmado o compromisso de se abster de contratar ou utilizar mão de obra de menores de 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir de 14. Outro comprometimento que a empresa assumiu foi de não contratar ou utilizar jovens com idades inferiores a 18 anos para trabalhos que sejam noturnos, insalubres ou perigosos – como as atividades citadas na Lista TIP.

Em caso de descumprimento das obrigações assumidas, a empresa terá que pagar R$ 5 mil por cada infração e por cada adolescente ou criança encontrado de forma irregular.

fábrica adolescentes
Foto: Divulgação MPT

Tópicos: mpt / zona da mata

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.