BR-040 já opera em mão dupla em Petrópolis; confira as mudanças
Operação a visa eliminar os desvios que estavam sendo adotados desde o último dia 7 para carretas, automóveis e veículos leves de carga
A partir desta sexta-feira (17), os motoristas que trafegam pelo trecho entre o Rio de Janeiro (RJ) e Juiz de Fora pela BR-040 devem ficar atentos às mudanças do fluxo de trânsito da Serra de Petrópolis. Em razão da interdição da rodovia nas imediações da Comunidade do Contorno, no sentido Rio, a Concer adotou operação de mão dupla na pista sentido Juiz de Fora, a fim de eliminar os desvios adotados desde o último dia 7, quando uma cratera de 70 metros de profundidade se abriu às margens da rodovia.
No sentido Rio de Janeiro, o acesso ao trecho de mão dupla acontece na altura do km 80. O tráfego segue por mão dupla até o retorno existente pouco antes do
Túnel do Quitandinha. O acesso e a saída desse trecho passaram pelas adequações de geometria necessárias, cuja execução foi iniciada na última semana. Por isso, a pista sentido Juiz de Fora, na subida da Serra de Petrópolis, está operando em dois sentidos, entre o km 81 (logo após o Túnel do Quitandinha) e o km 78. De acordo com a Concer, o trecho de 3 quilômetros está devidamente sinalizado, permitindo o fluxo de tráfego com segurança em ambos os sentidos.
O trecho de mão dupla opera com velocidade limitada a 50 km/h, não sendo permitidas ultrapassagens. Segundo a concessionária, as alterações foram compartilhadas com as autoridades competentes. A operação visa a eliminar os desvios adotados desde o último dia 7, pela BR-393 (para carretas) e por vias municipais de Petrópolis (para automóveis e veículos leves de carga).