Coleta externa: Hemominas convoca população de Mar de Espanha para doação de sangue

Atendimento será por ordem de chegada em escola do município


Por Tribuna

17/07/2025 às 18h03- Atualizada 17/07/2025 às 18h23

A Fundação Hemominas realiza, neste sábado (19), uma coleta externa de sangue em Mar de Espanha, na Zona da Mata. A ação ocorre das 8h às 16h, na Escola Estadual de Mar de Espanha, localizada na Rua Eduardo Pereira Guedes 22, no Centro do município.

A iniciativa tem como objetivo reforçar os estoques da rede Hemominas, especialmente em períodos de férias escolares e feriados, quando há queda no número de doações. O atendimento será feito por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio. A expectativa é de que cem pessoas participem da ação, organizada pelo Hemocentro de Juiz de Fora.

A coleta externa é uma estratégia para facilitar o acesso à doação de sangue em municípios que não contam com unidades fixas da Hemominas. O sangue coletado abastece hospitais da região e contribui para o atendimento de pacientes em tratamentos médicos diversos, como cirurgias, emergências e doenças crônicas.

Requisitos para doar

Para ser doador, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. Candidatos com 16 e 17 anos devem estar acompanhados do responsável legal ou apresentar autorização disponível no site da Fundação Hemominas. Acima dos 61 anos, a doação só é permitida para quem já tenha realizado pelo menos uma doação anteriormente.

Outros critérios incluem estar descansado, alimentado e não ter ingerido refeições gordurosas nas três horas que antecedem a doação. Também é necessário apresentar documento oficial de identidade com foto, filiação, assinatura e CPF. Pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos estão impedidas de doar.

Mais informações sobre critérios e restrições para doação de sangue podem ser consultadas no site da Fundação Hemominas: www.hemominas.mg.gov.br.

*Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

 

Tópicos: Tribuna

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.