Autor é multado em mais de R$ 25 mil por manter 14 pássaros silvestres em cativeiro irregular 

Coleirinhos, trinca-ferros, pintassilgos e corrupião foram apreendidos pela PMMA em Viçosa


Por Maria Luiza Guimarães

17/03/2025 às 08h39

Autor e multado em R 25.71915 por manter passaros silvestres em cativeiro irregular
Foto: Divulgação / PMMA

No último sábado (15), a Polícia Militar do Meio Ambiente (PMMA) realizou uma operação de fiscalização em Córrego do Engenho, Zona Rural de Viçosa, a cerca de 165 quilômetros de Juiz de Fora, após receber denúncia de cativeiro irregular de aves silvestres. Durante a ação, foram apreendidos 14 pássaros da fauna brasileira: sete coleirinhos, quatro trinca-ferros, dois pintassilgos e um corrupião, além de 13 gaiolas.

O responsável pelo cativeiro foi multado em R$ 25.719,15 e teve suas atividades suspensas imediatamente, conforme a legislação ambiental. O autor também foi autuado por crime ambiental e assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) de acordo com a Lei nº 9.099/95, que trata de infrações de menor potencial ofensivo.

Após a apreensão, as aves foram reintroduzidas à natureza, mediante avaliação veterinária.

Tópicos: aves silvestres

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.