Advogado morre esfaqueado em escritório em Viçosa; cliente é preso em flagrante

OAB acompanha investigação da morte do advogado Marcelo Andrade Mendonça, de 43 anos, esfaqueado durante atendimento a cliente em Viçosa


Por Tribuna de Minas

15/11/2025 às 13h03

Advogado morre esfaqueado em escritório em Viçosa; cliente é preso em flagrante
(Foto: Divulgação JCM Sociedade de Advogados)

Um advogado de 43 anos morreu após ser esfaqueado dentro do próprio escritório, na sexta-feira (14), em Viçosa, município situado a 170 quilômetros de Juiz de Fora. Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Viçosa lamentou a morte da vítima, identificada como Marcelo Andrade Mendonça, e afirmou que o profissional foi “brutalmente assassinado enquanto exercia sua função” e que tomará as medidas cabíveis para que o caso seja investigado. “Não mediremos esforços na defesa intransigente das prerrogativas profissionais e da segurança de todos os advogados e advogadas”, afirmou o órgão em uma rede social.

Também em nota, enviada à imprensa, a Polícia Militar de Minas Gerais informou que um cliente do advogado, de 53 anos, foi preso em flagrante suspeito de cometer o crime. Os militares foram acionados depois da informação de que um homem havia atacado um advogado no local de trabalho. Quando chegaram ao endereço, encontraram a porta do escritório quebrada e o suspeito já contido por testemunhas.

Marcelo foi socorrido e encaminhado ao Hospital São Sebastião, em Viçosa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de saúde. O velório ocorreu na madrugada deste sábado (15), e o sepultamento está previsto para a tarde deste sábado, em Carmo do Paranaíba, Alto Paranaíba, interior de Minas Gerais, cidade natal do advogado.

Quem era o advogado

Marcelo Andrade Mendonça, de 43 anos, era advogado e sócio de um escritório em Viçosa. Formado em Direito pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), ele era pós-graduado em Direito Público pela Universidade Gama Filho e mestre em Administração Pública pela UFV.

Além da atuação na advocacia, Marcelo mantinha trajetória na área acadêmica e foi professor do curso de Direito na Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, entre 2012 e 2023.

Ele exerceu a função de assessor jurídico do Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento de Ponte Nova, na Zona da Mata, entre 2007 e 2012, e da Prefeitura de Ponte Nova de 2012 a 2014. Também atuou no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Viçosa, de 2014 a 2016.

Desde 2018, Marcelo ocupava o cargo de procurador municipal especializado em Direito Urbanístico, Obras e Meio Ambiente no município de Viçosa.

 

Resumo desta notícia gerado por IA

  • Advogado de 43 anos morre após ser esfaqueado dentro do próprio escritório em Viçosa, na Zona da Mata mineira.
  • Cliente de 53 anos, que participava de reunião para entrega de documento, foi preso em flagrante suspeito do crime.
  • Testemunhas relataram que o homem se exaltou durante a conversa, acusou o advogado de “jogar para os dois lados” e, em seguida, o atacou.
  • Vítima, identificada como Marcelo Andrade Mendonça, tinha atuação na advocacia, na área acadêmica e como procurador municipal em Viçosa.

*Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.