Obras na AMG-3085 completam um mês

Construção de interseção da rodovia com a BR-040 está na etapa de drenagem e terraplanagem; trecho da MG-133, que desabou no início do ano em Tabuleiro, deve ser entregue no fim deste mês


Por Iuri Fontana, estagiário sob supervisão da editora Fabíola Costa

13/10/2020 às 06h58- Atualizada 13/10/2020 às 09h11

As obras de implantação da interseção da BR-040 com a AMG-3085 completaram um mês na última semana. A construção, anunciada pelo Governo estadual em agosto, pertence a um pacote de construções viárias que serão realizadas em diferentes regiões do estado. Os trabalhos no local tiveram ordem de início no dia 1º de setembro, mas efetivamente iniciados no dia 8 do mesmo mês. O projeto vai custar R$ 2,7 milhões e será financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), conforme informações do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG). A intervenção é aguardada, pelo menos, desde 2017, quando foi construída uma intercessão provisória na altura do Bairro Barreira do Triunfo, para que a AMG-3085 pudesse ser utilizada.

Ainda conforme o DER, estão em execução, no momento, os serviços de drenagem e terraplenagem, realizados por cerca de 40 funcionários. Segundo o órgão, não houve necessidade de implantação de desvio no local, que recebe interferência pontual no tráfego com operações “pare e siga”. Após concluída, a previsão é de que a intervenção facilite o deslocamento de usuários que se destinam ao Aeroporto Regional da Zona da Mata.

O prazo para entrega das obras não informado pelo departamento. Entretanto, à época do anúncio, o governador Romeu Zema evidenciou que era do seu desejo fazer a inauguração até o término de seu mandato, em 2022.

Trevo da AMG-3085 prometido desde 2013

Desde 2013, com o início das obras da AMG-3085, que liga a BR-040 à MG-353, a Tribuna acompanha a situação do trecho. A construção de um trevo era a condicionante para que a AMG-3085 fosse aberta. Porém, em 2017, foi feito um acordo para que o trecho fosse liberado para o tráfego sem a intervenção. À época, O DEER fez uma ligação provisória. Desde então, a falta do trevo acabava causando confusão nos motoristas que trafegam pela região.

Em dezembro de 2019, a Tribuna esteve no local onde será construído o trevo e apontou irregularidades. Na ocasião, a reportagem flagrou diversos carros fazendo conversões irregulares para entrarem ou saírem da AMG-3085 e ouviu a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que afirmou serem constantes as reclamações de usuários em relação às infrações.

Trecho da MG-133 deve ser entregue este mês

mg 133 buraco by fernando 2
Desvio inaugurado em fevereiro é utilizado por quem precisa trafegar pelo local (Foto: Fernando Priamo/Arquivo TM)

Na madrugada do dia 29 de janeiro, uma cratera se abriu no km 21 da MG-133 após o asfalto ceder por conta das chuvas. A situação provocou um grave acidente. E na época uma mulher de 37 anos morreu e outras seis pessoas ficaram feridas. O trecho precisou ser interditado. No dia 1º de fevereiro, um acesso alternativo começou a ser construído no local, sendo liberado em 19 daquele mês. Desde então, o desvio é utilizado por quem precisa transitar pelo local.

Conforme o DER-MG, no momento, está sendo feita a pavimentação da pista, e o tráfego continua passando pelo desvio, devidamente sinalizado. A previsão, segundo o órgão, é de que os serviços sejam concluídos até o fim deste mês.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.