Termômetro em Conceição do Ibitipoca atinge 0 grau no fim de semana

Essa foi a menor temperatura registrada na Serra da Zona da Mata desde 2022 


Por Nayara Zanetti

12/08/2024 às 16h21- Atualizada 12/08/2024 às 16h35

A queda de temperatura neste fim de semana na Zona da Mata mineira fez com que muitos municípios da região registrassem o dia mais frio do ano, como foi o caso de Juiz de Fora, com 7,7 graus no domingo (11). Mas o frio foi ainda mais intenso em Conceição do Ibitipoca, distrito de Lima Duarte: por volta de 6h do domingo, a temperatura era de 0 grau. Esse foi o recorde absoluto de frio constatado desde a instalação do equipamento de medição, que aconteceu em 2022. 

Por muitos anos, Ibitipoca, que é um dos pontos mais frios da Zona da Mata mineira, com altitudes que variam entre 1.200 e 1.784 metros, ficou sem uma estação meteorológica para produzir dados de interesse da comunidade e do turismo da região.

Mas o Distrito de Conceição do Ibitipoca começou a ter suas temperaturas registradas a partir de uma iniciativa do professor de Geografia, Renan Tristão. Com o apoio da Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque, ele montou um projeto para arrecadar recursos financeiros para a instalação de uma plataforma no distrito. 

O professor afirmou que ainda vai fazer muito frio no distrito até a próxima quinta-feira (15), quando as temperaturas devem se elevar e o tempo ficará estável, com sol. Segundo Renan, há chances de os termômetros marcarem temperatura negativa na quarta-feira (14). 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.