Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

36 cidades avançam para onda amarela do Minas Consciente; regra não vale para JF

Entre os municípios que integram programa estadual estão Bicas, Lima Duarte, Matias Barbosa, São João Nepomuceno e Além Paraíba


Por Renato Salles

06/05/2021 às 17h18- Atualizada 06/05/2021 às 17h57

Cidades que integram a microrregião de Juiz de Fora e fazem parte do Programa Minas Consciente, que estabelece protocolos estaduais para o enfrentamento à pandemia da Covid-19, poderão avançar para a onda amarela do regramento definido pelo Governo de Minas a partir deste sábado, dia 8 de maio. A informação foi confirmada pelo Estado nesta quinta-feira (6), após reunião do Comitê Extraordinário Covid-19. Vale lembrar, contudo, que Juiz de Fora tem regras próprias para combater a crise sanitária e, no momento, se encontra na faixa vermelha do programa Juiz de Fora pela Vida.

Além dos municípios que fazem parte da microrregião de Juiz de Fora, também avançam as cidades que fazem parte das microrregiões de Além Paraíba, Lima Duarte e Santos Dumont, todas localidades da Zona da Mata e integrantes da Macrorregião de Saúde Sudeste. Assim, ao todo, 36 cidades da região poderão avançar para a onda amarela a partir de sábado. A reclassificação também vale para as microrregiões de Itabira e João Monlevade, na região Central do Estado.

O Governo ainda reviu a faixa de classificação no Minas Consciente de outras regiões do estado. A macrorregião de Saúde Norte vai regredir para a onda vermelha, também a partir do dia 8. “Com isso, onze das 14 macrorregiões mineiras seguem na fase vermelha, etapa que permite o funcionamento de todas as atividades econômicas desde que cumpram regras como maior distanciamento e limitação máxima de pessoas. As regiões Triângulo do Norte, Vale do Aço e Jequitinhonha seguem na onda amarela”, diz o Estado.

Já as microrregiões de Araçuaí e Diamantina/Serro, no Jequitinhonha, Patos de Minas/São Gotardo, na região Noroeste, Brasília de Minas/São Francisco/Januária, na região Norte, e Muriaé e Ubá, na região Sudeste, que estão na onda amarela, voltarão para a fase vermelha do plano a partir de sábado, “após apresentarem piora nos índices da doença”.

Juiz de Fora
Na última segunda-feira, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou que avaliações do Fórum pela Vida, que monitora o avanço da pandemia na cidade, deliberaram pela continuidade do município na faixa vermelha do programa municipal. Contudo, no mesmo dia, a PJF anunciou ligeiras flexibilizações nas atuais regras, permitindo, por exemplo, o consumo de bebidas alcoólicas em restaurantes; o funcionamento presencial de cursos livres, limitados a cinco alunos por aula; e retomada das aulas práticas do ensino superior voltadas para área de saúde.

Incidência de casos de Covid-19 aumenta 11% em sete dias

Ainda de acordo com o Governo de Minas, “a incidência da Covid-19 no estado teve aumento de 11% nos últimos sete dias”. “Já a positividade, ou seja, o percentual de pessoas com sintomas que testam positivo para Covid-19 se manteve em 39%, mesmo índice da semana passada, indicando estabilidade da doença”, afirma material divulgado pelo Estado nesta quinta.

Por outro lado, a pressão por leitos diminuiu, passando de 179 pessoas na fila de espera na última semana, para 157 nesta. “As cidades com menos de 30 mil habitantes apresentaram queda na incidência da Covid-19 pela terceira semana seguida. Agora, são 87 municípios com incidência abaixo de 50 casos para 100 mil habitantes, podendo progredir automaticamente de onda, independentemente da situação da região em que se encontram”, diz o Governo.

O conteúdo continua após o anúncio

Secretário reforça necessidade de máscara e distanciamento social

Secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti pontuou a efetividade da vacina nos grupos que já receberam a segunda dose do imunizante, ao apontar que os óbitos continuam em queda em pacientes acima de 70 anos. “Esperamos que estes resultados também se reflitam no grupo de pessoas entre 60 e 70 anos a partir da aplicação da segunda dose da vacina que acontece nos próximos dias. Atualmente, o nosso maior ponto de atenção é em relação ao número de casos e óbitos que continuam com maior incidência nesta faixa de idade”, alertou o secretário.

O secretário ainda pontuou a necessidade da manutenção de todos os cuidados para evitar a propagação da doença, como uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos. “O vírus ainda está circulando de forma intensa no nosso Estado. Todos precisam se proteger e proteger o outro”.

Novas regras

Segundo o Governo de Minas, a onda amarela vale para situações de alerta, que requerem regramento classificado como moderado. Assim, permite medidas mais flexíveis para abertura do comércio e outras atividades, com funcionamento com nível de restrição intermediário.

Assim, nos 36 municípios da região que integram o Minas Consciente atingidos pela decisão do Governo de Minas, mudam-se alguns regramentos, como, por exemplo, o distanciamento linear que deve ser mantido em filas e no alinhamento de mesas, que passa de três metros para 1,5 metro. A limitação de presentes nos ambientes comerciais passar a ser de uma pessoa a cada quatro metros quadrados – na faixa vermelha, era uma pessoa a cada dez metros quadrados.

As novas regras permitem a lotação de 75% das lojas e demais setores comerciais e a realização de eventos com até cem pessoas. Alguns serviços seguem impedidos de funcionar como cinemas, clubes, shows e espetáculos, parques de diversão e feiras.

Veja quais as cidades da região que aderiram ao programa Minas Consciente

Microrregião de Juiz de Fora/Lima Duarte/São João Nepomuceno/Bicas/Santos Dumont
Andrelândia
Aracitaba
Arantina
Belmiro Braga
Bias Fortes
Bicas
Bocaina de Minas
Bom Jardim de Minas
Chácara
Chiador
Coronel Pacheco
Descoberto
Ewbank da Câmara
Goianá
Guarará
Liberdade
Lima Duarte
Maripá de Minas
Matias Barbosa
Olaria
Passa-Vinte
Pequeri
Piau
Rio Preto
Rochedo de Minas
Santa Bárbara do Monte Verde
Santa Rita de Jacutinga
Santos Dumont
São João Nepomuceno
Senador Cortes
Simão Pereira

Microrregião de Além Paraíba
Além Paraíba
Estrela Dalva
Pirapetinga
Santo Antônio do Aventureiro
Volta Grande

Fonte: Governo de Minas

Tópicos: coronavírus

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia