Inmet emite novo alerta de chuva para Juiz de Fora e cidades da Zona da Mata

Aviso vale para sexta-feira e prevê chuva de até 50 milímetros por dia, ventos intensos e risco de corte de energia


Por Bernardo Marchiori

05/03/2026 às 19h20

Inmet emite novo alerta de chuva para Juiz de Fora e cidades da Zona da Mata
(Foto: Leonardo Costa)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta válido para Juiz de Fora e outras cidades da Zona da Mata – dentre elas, Ubá e Matias Barbosa, também fortemente atingidas pelos temporais na última semana. Durante toda a sexta-feira (6), os municípios apresentam riscos de chuva de até 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia.

Além disso, há possibilidade de ventos intensos, que podem atingir 60 quilômetros por hora. O Inmet alerta para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, o órgão instrui a população a não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e a não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, o ideal é evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações devem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

A meteorologista Anete Fernandes destaca que a sexta-feira será um dia típico de verão e da estação chuvosa na Zona da Mata mineira: céu parcialmente nublado, com pancadas de chuva na parte da tarde. A situação persiste no sábado (7), com as pancadas mais fortes. Já no domingo (8), uma frente fria avança pelo litoral da Região Sudeste do país, aumentando a quantidade de nuvens e o potencial de chuva no decorrer do dia.

Na próxima semana, a segunda-feira (9) tem previsão de muitas nuvens, com abertura de mormaço (mantendo o tempo abafado) e a ocorrência de temporais à tarde, devido à frente fria.

“As instabilidades voltam a atuar na região a partir de sexta-feira, em uma condição diferente da vista no final de fevereiro. Agora, prevalecem as pancadas de chuva, em vez da precipitação contínua, preferencialmente no turno da tarde, pelo menos até segunda-feira”, explica Anete.

Vale reforçar que o Inmet emitiu um alerta de perigo para acumulado de chuva em Juiz de Fora e em outras cidades da região (dentre elas Ubá e Matias Barbosa), válido entre domingo e segunda-feira (9). Há risco de a precipitação atingir 60 mm por hora ou 100 mm por dia, além de gerar alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.