Ouça agora

Voto e Cidadania 2026: Conheça a candidata da UP ao Senado por Minas, Ana Luiza do MLB, e suas propostas

Integrante do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas é candidata pela primeira vez a um cargo eletivo; assessoria não respondeu ao questionário da Tribuna de Minas


Por Fernanda Castilho

29/09/2026 às 18h30

Voto e Cidadania 2026Natural de Januária, no Norte de Minas, Ana Luiza do MLB (UP) disputa uma das duas vagas ao Senado pelo estado com o número 808. Estudante de Ciências Biológicas e trabalhadora da MGS na Fundação Ezequiel Dias (Funed), a candidata atua no Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), que reivindica moradia popular.

Na edição 2026 do projeto Voto e Cidadania, a Tribuna de Minas entrou em contato com as assessorias dos 16 candidatos ao Senado por Minas Gerais. Todos receberam as mesmas perguntas sobre suas trajetórias, as demandas de Juiz de Fora e da Zona da Mata, a renegociação da dívida estadual e a atuação na fiscalização do governo federal e na análise de indicações para cargos como os de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

As respostas são publicadas conforme encaminhadas pelas assessorias, sem edição de conteúdo pela Tribuna. Houve apenas cortes nos casos em que o limite de caracteres, informado previamente a todas as campanhas, foi ultrapassado.

A assessoria da candidata do UP não respondeu às perguntas encaminhadas pela reportagem da Tribuna.

ana up almg interna
(Foto: ALMG)