Benefício extra soma R$ 306 mi
Pelo menos R$ 306 milhões devem ser injetados na economia de Juiz de Fora com o pagamento do 13º salário dos trabalhadores formais. O prazo para que os empregados da iniciativa privada recebam, em cota única ou a primeira parcela do benefício, termina nesta quarta-feira (30). A segunda parcela deve ser depositada até o dia 20 de dezembro. Os servidores municipais devem receber a gratificação natalina sem parcelamento até o dia 25 de dezembro, conforme a Prefeitura. Já os servidores estaduais aguardam informações do Governo de Minas sobre como e quando será feito o pagamento.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Minas Gerais (Sindpúblicos), está prevista, para a próxima semana, reunião com o Estado para discutir o pagamento do benefíco e do salário de dezembro. O diretor Geraldo Henrique informou que os recursos da repatriação seriam usados para fazer o acerto. Procurada, a Secretaria da Fazenda esclareceu que a data da reunião ainda não foi marcada, sendo provável a sua realização na próxima semana.
Os R$ 306 milhões consideram o número de empregos com carteira assinada do ano passado (147.024), subtraído o saldo de vagas acumulado até outubro deste ano, que ficou negativo em 2.204 postos, e a remuneração média praticada no município (R$ 2.116,06), conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho e Emprego. O montante não considera o valor pago pelo INSS aos beneficiários. O órgão não informou os números locais.
Diante do cenário de alta inadimplência no país, o 13º salário deve ser utilizado para para quitar dívidas. Pesquisa da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) mostrou que 81% dos trabalhadores darão essa finalidade ao dinheiro. Apenas 6% pretendem gastar com presentes de Natal, enquanto outros 6% pretendem reservar o benefício para as despesas do início de ano, como IPVA, IPTU e material escolar. “A pesquisa mostra que a redução da atividade econômica, o aumento do desemprego, a elevação das taxas de juros e a inflação elevaram o endividamento dos consumidores”, afirma o estudo.
Dados da Serasa Experian mostram que cerca de 40% da população acima de 18 anos está inadimplente, o que corresponde a cerca de 60 milhões de pessoas. A renegociação dos débitos é uma das orientações dadas por especialistas. (ver quadro). “Neste momento, as empresas estão dispostas a negociar e facilitar a realização de acordo”, explica o gerente de recuperação de crédito da entidade, Raphael Salmi.
Para o educador financeiro Reinaldo Domingos, o ideal seria que o 13º fosse poupado. “O dinheiro extra não deveria ser utilizado para o pagamento de dívidas, pois o correto é planejar e fazer com que as despesas caibam no orçamento mensal. O melhor seria poder utilizá-lo para a realização se objetivos a curto, médio e longo prazo”, explica. “Utilizá-lo para fazer as compras de Natal não é errado, desde que isso já tenha sido programado com antecedência. Se puder inserir os gastos com os presentes já no orçamento financeiro e poupar o benefício, melhor ainda.” No entanto, para quem está endividado, ele salienta que a prioridade é pagar as dívidas.










