Aprovada política de arborização urbana
Foi aprovada ontem, na Câmara Municipal, a Política de Arborização Urbana de Juiz de Fora. O proposta foi apresentada pelo Executivo em janeiro deste ano e agora segue para a sanção, tendo duas emendas anexadas. A primeira, de autoria do vereador José Márcio (Garotinho, PV), determina que não sejam colocados canteiros no entorno das árvores, para que não se transformem em obstáculos a crianças, idosos e deficientes. Já a segunda é do vereador Chico Evangelista (Pros), que sugere o plantio da espécie Oiti que, segundo ele, é adequada para o espaço urbano.
O objetivo do documento é estabelecer diretrizes para a preservação, manejo e expansão das áreas verdes no perímetro urbano, além de prever outras iniciativas, como a promoção de programas de educação ambiental. Com a implantação da Política Municipal de Arborização Urbana, caberá à Secretaria do Meio Ambiente planejar, analisar e orientar projetos, monitoramentos e manejo. Já a Empav ficará responsável pela execução do plano.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Luís Cláudio Santos, a Prefeitura aguarda o comunicado de aprovação da Câmara, de forma oficial, nos próximos dias. “É de nosso interesse colocar o plano em prática o mais rápido possível. Queremos inventariar todas as árvores plantadas na cidade, de forma a poder substituir aquelas impróprias. Também é nosso objetivo aumentar a cobertura vegetal no município, em longo prazo.”
Sobre as emendas, o secretário explicou que irá analisar o posicionamento do Legislativo. “Posso adiantar que, com relação aos canteiros penso ser razoável a preocupação com a acessibilidade. Já sobre o pedido de plantio de outra espécie, precisamos ouvir os engenheiros florestais para saber como isso seria feito.”
Projeto experimental
Antes mesmo da aprovação da mensagem, um projeto experimental começou a ser desenvolvido na cidade, no Bairro Granbery, região central. Conforme Luís Cláudio, já foram identificadas as espécies que serão plantadas na área, mas agora é aguardado novo período chuvoso. Outros bairros interessados podem solicitar a inserção por meio da União de Bairros e Distritos de Juiz de Fora (Unijuf).









