Ouça agora

Honraria destaca força do negro


Por Tribuna

25/11/2016 às 07h00- Atualizada 25/11/2016 às 09h18

negro-leo
Nove pessoas e uma entidade foram homenageadas na Câmara (Foto: Leonardo Costa)

Na noite de ontem, nove pessoas e o Centro Espírita Santo Antônio de Umbanda, do Bairro Dom Bosco, foram agraciados, na Câmara Municipal, com a Medalha Nelson Silva. Instituída em 1999, a honraria é concedida anualmente a pessoas que se destacam na produção e na difusão de manifestações culturais e sociais dos negros. A medalha foi criada em parceria com o Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva. Durante a cerimônia, que integra o mês nacional da Consciência Negra, destacou-se a memória de Nelson Silva, cantor e compositor juiz-forano que retratou a dura realidade enfrentada pelos negros, através de suas composições. Em cantos e lamentos, ele usava inclusive uma linguagem típica do povo escravo.