Servidores recebem segunda parcela do pagamento com dois dias de atraso
Expectativa agora é com vencimento da próxima parcela, na quarta, dia 30
A expectativa dos servidores estaduais pelo pagamento da segunda parcela do salário de agosto se estendeu por tarde desta sexta-feira (25). No final da tarde, a Secretaria Estadual da Fazenda (SEF) informou por nota que todos os valores referentes a esta etapa foram depositadas. A regularização do depósito era aguardada desde a última quarta-feira (23), conforme divulgado em calendário anunciado pelo Governo do estado no início de agosto.
No início da tarde da sexta-feira (25), o Sindicato Único dos Trabalhadores Estaduais em Educação (Sindi-Ute) acompanhava a movimentação do Governo. “Na Educação, é uma parcela pequena de pessoas que recebe acima de R$ 3 mil, porque ganhamos muito mal. No início da carreira, nenhum profissional ganha acima disso, então boa parte desses trabalhadores são aposentados, que estão com as contas todas atrasadas. A informação é de que até o final do dia sai “, disse a coordenadora do Sindicato Único dos Trabalhadores Estaduais em Educação (Sind-Ute), Victória Mello.
Conforme o diretor do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita (Sindifisco), Manoel José Magalhães, os profissionais ficariam de braços cruzados até que o salário fosse pago. O sindicato, junto com outras entidades representativas das demais categorias vinculadas à Secretaria da Fazenda, promoveu dois atos públicos em Belo Horizonte. Representantes do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Minas Gerais (Sindipol) chegaram a participar de uma reunião na capital para discutir a situação do atraso. Durante a tarde, foi confirmada uma reunião na praça da Assembleia Legislativa também em BH, às 14h, da próxima segunda-feira (28).
Os servidores ainda continuam aguardando informações sobre a terceira parcela do pagamento, prevista para a próxima quarta-feira (30). O SEF não confirmou se o próximo acerto vai ser feito na data programada. No mês de setembro, o Estado estima que o salário seja depositado nos dias 13, 21 e 27.
Greve dos servidores das Juntas Comerciais
Em resposta ao comunicado de paralisação da atividades, no próxima segunda-feira (28), feito pela Associação dos Servidores da Junta Comercial (Asjuc), a direção da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), junto com a assessoria de Relações Sindicais da Secretaria de de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), se reuniu com representantes da entidade para tratar do manifesto.
Em nota, a Jucemg disse que solicitou que o prazo para se posicionar sobre as reivindicações apresentadas fosse dilatado para a quarta-feira (30), com o pedido de que não houvesse movimento grevista antes dessa data. No entanto, até a tarde dessa sexta-feira, não recebeu nenhum posicionamento formal da associação sobre a solicitação. “A Administração trabalha para que o cidadão-usuário não sofra impactos negativos, caso a greve ocorra e vem tomando medidas preventivas para isto.”