JF pode virar zona de livre comércio


Por Juliana Netto

18/02/2016 às 19h22

O deputado federal Wadson Ribeiro (PCdoB) saiu em defesa da criação de uma zona de processamento de exportação (ZPE) em Juiz de Fora. O objetivo foi alvo de projeto de lei, apresentado pelo parlamentar juiz-forano na Câmara dos Deputados na última quarta-feira. Segundo a proposição, que quer garantir ao município zonas de livre comércio dotadas de regime tributário e cambial específico – com o objetivo de favorecer a atividade exportadora -, a tipificação será feita por meio de decreto. “Pela sua larga tradição manufatureira e por contar com um importante Distrito Industrial, Juiz de Fora possui todas as condições para sediar uma zona de processamento de exportação”, afirma o parlamentar.

Na justificativa da proposta, Wadson reforça que a tipificação se justifica pelo fato de a cidade estar situada entre grandes eixos, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte. “Juiz de Fora está no coração de uma das regiões mais dinâmicas do Sudeste. Trata-se de localização estratégica, que muito interessará a empresas de todos os segmentos industriais, dada sua proximidade ao porto do Rio de Janeiro e à disponibilidade de ligação rodoviária e ferroviária de carga.” Após a apresentação do projeto de lei, a proposição inicia tramitação na Câmara e, neste momento, a peça aguarda despacho do presidente da Casa, o deputado Eduardo Cunha (PMDB).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.