Prefeitura de Juiz de Fora terá 79 empregos a menos

Projeto de Lei do Executivo, aprovado pela Câmara, extingue 113 cargos de assessor e cria outros 34


Por Tribuna

16/01/2025 às 16h36

Um Projeto de Lei de autoria do Executivo foi aprovado pela Câmara Municipal de Juiz de Fora, na quarta-feira (15), para reorganizar os cargos do Grupo de Assessoramento da Administração direta do Município. Os vereadores André Mariano (PL), Maurício Delgado (Rede), Negro Bússola (PV), Roberta Lopes (PL), Sargento Mello Casal (PL) e Vitinho (PSB) votaram contra.

O texto, que ainda será sancionado pela prefeita Margarida Salomão (PT), extingue 113 cargos comissionados de nível I e II – “que atualmente são ocupados por servidores com menor qualificação” – para a criação de novos 34 cargos de nível V e VI – “que poderão desempenhar funções de maior envergadura” –, deixando um saldo de 79 empregos a menos na Prefeitura de Juiz de Fora.

O objetivo, de acordo com a Prefeitura, é “permitir que o Executivo tenha melhores condições para incorporar quadros técnicos mais qualificados”. Em resposta ao contato da Tribuna, o Executivo destaca que “isso foi alcançado sem qualquer aumento de despesa, uma vez que os recursos utilizados para custear os antigos cargos comissionados serão usados para subsidiar os novos”.

Questionada se os empregos perdidos serão supridos de alguma forma, a Prefeitura afirmou que “trata-se de uma medida de qualificação da gestão, e que não prevê a abertura de novos postos”.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.