Bolsonaro tem 59% dos votos válidos; Haddad, 41%
Pesquisa Ibope aponta que 2% estão indecisos e 9% votarão em branco ou nulo
Oito dias após os eleitores definirem, no último dia 7, a sequência de Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) na disputa pela Presidência da República, o Ibope divulgou, nesta segunda-feira (15), sua primeira pesquisa desde a apuração do pleito em primeiro turno. Segundo o recorte apontado pelo levantamento, Bolsonaro aparece à frente e tem 52% das intenções de votos, em cenário que garantiria a vitória do deputado federal. Ainda segundo a consulta, Haddad tem o apoio de 37% do eleitorado. Dois por cento dos entrevistados não souberam ou não responderam e estão indecisos; enquanto 9% disseram que pretendem votar em branco ou nulo.
Em uma emulação de uma votação válida, considerando apenas as manifestações de voto em um ou outro candidato, Bolsonaro teria 59% contra 41% de Haddad, estando, assim, 18 pontos à frente do adversário a menos de duas semanas das eleições. A projeção de votação válida feita pelo Ibope tem por base os números aferidos pela pesquisa divulgada nesta segunda-feira. Para isto, o instituto descartou as manifestações dos eleitores que declaram voto branco ou nulo, seguindo o modelo adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a consolidação oficial dos votos. Para além da metodologia do TSE, também foram descartados os eleitores que se mostraram indecisos e não responderam ou não souberam se posicionar sobre a disputa.
Rejeição
Ainda de acordo com o Ibope, Bolsonaro é o que tem o eleitorado mais consolidado. Entre os entrevistados, 41% afirmam que, certamente, votariam no candidato do PSL, e 35% disseram que não votariam de jeito nenhum. Neste cenário, Haddad tem maior rejeição, e 47% dos eleitores ouvidos pelo instituto disseram que não optariam pelo petista de forma alguma, enquanto 28% afirmaram que têm certeza de seu voto no ex-prefeito de São Paulo.
Em seu primeiro levantamento de intenções de voto neste segundo turno, o Ibope ouviu 2.506 eleitores nos dias 13 e 14 de outubro. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. O levantamento foi contratado pelo jornal “O Estado de São Paulo” e pela TV Globo e registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número Nº BR-01112/2018.
Primeiro turno
No último dia 7, Bolsonaro e Haddad afiançaram suas vagas no segundo turno da corrida presidencial como os dois candidatos mais votados pelo eleitorado. Na ocasião, o deputado do PSL ficou à frente e computou 49.276.990, o que corresponde a 46,03% da votação válida. Já Haddad obteve 31.342.005 votos, ou seja, 29,28% dos votos válidos. O novo embate nas urnas entre os dois presidenciáveis está agendado para o próximo dia 28 de outubro, quando cerca de 147 milhões de brasileiros estarão aptos a manifestarem a comparecer às urnas.
Tópicos: eleições 2018