Coletivos terão suporte para bicicletas


Por Juliana Netto

14/07/2016 às 12h32- Atualizada 14/07/2016 às 20h34

Atualizada às 20h36

[Relaciondas_post] Foi publicada nesta quinta-feira (14) a sanção do prefeito Bruno Siqueira (PMDB) ao projeto de lei que determina que as empresas concessionárias do transporte coletivo urbano disponibilizem suportes para bicicletas nos ônibus que prestam serviço em Juiz de Fora. Com o aval do Executivo, o texto de autoria do vereador Antônio Aguiar (PMDB) tem força de legislação a partir desta quinta-feira. De acordo com a redação da norma, os equipamentos serão instalados “na parte dianteira externa dos veículos”.

A nova lei traz outras prerrogativas para a adoção do equipamento e define que sua implementação não traga impactos no custo da tarifa do transporte público urbano. Assim, a instalação deve ser gradativa e atingir 10% da frota a cada ano. Assim a expectativa é de que os suportes sejam disponibilizados em toda a frota em aproximadamente dez anos. O acessório a ser adotado deve permitir o transporte de, no mínimo, duas bicicletas.

As concessionárias que não se adequarem às prerrogativas definidas em lei, respeitando os prazos já estabelecidos, estarão sujeitas a multa de R$ 100 mensais por veículo até a plena adequação da frota aos ditames legais.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.