ALMG cria Comissão do Idoso
A criação da Comissão Extraordinária do Idoso da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foi oficializada ontem, em solenidade que contou com a a presença dos secretários de Estado de Trabalho, André Quintão, e de Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos, Nilmário Miranda. Como já havia sido adiantado pela Tribuna, o deputado estadual juiz-forano Isauro Calais irá presidir o colegiado, que pretende combater a violência contra a terceira idade. “Este é um grande passo para iniciar um novo tempo na relação entre o Poder Público e o idoso. Vamos fazer com que poderes legislativos e executivos discutam em Minas questões relacionadas a acessibilidade, cultura, lazer, saúde, segurança e educação voltada a esta parcela da comunidade”, resumiu Isauro.
Após a oficialização, o primeiro compromisso da comissão está agendado para a próxima quarta-feira. “O envelhecimento não pode ser visto como uma barreira excludente, e precisamos de políticas públicas, de forma a garantir igualdade e inserção dos idosos no cotidiano de nossa sociedade. O primeiro encontro vai ser para definir uma agenda de trabalho nesse sentido”, explicou deputado. Durante a cerimônia, Isauro afirmou ainda que, em duas décadas, o número de idosos em Minas irá dobrar. Atualmente, 12% da população mineira é composta por pessoas com idade superior a 60 anos.
Além dos secretários de estados, dois vereadores por Juiz de Fora estiveram em Belo Horizonte para acompanhar cerimônia: Ana Rossignoli (PDT) e Vagner de Oliveira (PR), ambos integrantes da Comissão Defesa dos Direitos dos Idosos no Legislativo local.










