Marco Felício será o candidato do PRTB à Prefeitura de JF
Em chapa pura, a sigla terá ainda o cabo da Polícia Militar Paulo Tristão Pinto como vice
O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) lançou, nesta sexta-feira (11), em convenção partidária, Marco Antonio Felício, 82 anos, como postulante à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O general da reserva do Exército terá como candidato a vice-prefeito Paulo Tristão Pinto, 34, cabo licenciado da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). A chapa será pura, ou seja, composta somente pelo PRTB, ainda que o próprio Felício não descarte coligação mais à frente. O diretório municipal do partido referendou ainda o nome de 25 candidatos à Câmara Municipal de Juiz de Fora, dentre eles o do vereador Adriano Miranda, que busca a reeleição após o primeiro mandato. Em abril último, Adriano deixou o Podemos para se juntar aos quadros do PRTB em Juiz de Fora.
LEIA MAIS:
- Candidatos às PJF serão definidos em uma semana
- Convenções devem reduzir número de postulantes à PJF
Em busca de maior protagonismo, já que tem o vice-presidente Hamilton Mourão como o quadro mais relevante, o PRTB lança, pela primeira vez, um candidato próprio para o Executivo de Juiz de Fora. “Os mais altos dirigentes do PRTB acharam a minha pessoa em condições de elevar Juiz de Fora para o lugar que ela merece. Ainda mais que hoje, por exemplo, o Mourão é vice-presidente. O Mourão foi meu aluno. Eu tenho fácil acesso ao Mourão. É um homem preocupado com o Brasil. É um verdadeiro expoente. Eu fui o último comandante do Bolsonaro. O Bolsonaro é um homem inteligente, que conhece os problemas brasileiros. Logicamente, em levando para ele certos problemas de Juiz de Fora, ele vai compreender, vai ajudar e nós vamos resolvê-los”, afirma Felício.
Nos pleitos anteriores, o partido sempre firmou coligação encabeçada por outros projetos majoritários, como o de Lafayette Andrada, em 2016, o de Margarida Salomão, em 2012, o de Josemar da Silva, em 2004, e o de Carlos Alberto Bejani, em 2000.
De acordo com o general da reserva, a escolha por uma chapa pura diz respeito aos próprios valores do PRTB. “Somos puros no que tange à ideologia, no que tange ser direita. Não queremos qualquer coligação ou outra coisa que fuja dos nossos valores, que são os valores que nós temos procurado resgatar junto à nação brasileira. Unicamente por isso.” Perguntado se há a possibilidade de a sigla firmar uma coligação durante a corrida eleitoral, o candidato não descarta eventual composição. “Em política, tudo é possível dependendo dos valores que nós carregamos. E valores, existem os perenes e aqueles que não são perenes. Agora, quando os valores perenes não se casam, não há coligação.”
Apesar de primeira ao Executivo, esta será a quarta candidatura da trajetória política do general da reserva, que se filiou ao PRTB também em abril último. Em 2004, lançou-se, pelo antigo Partido da Frente Liberal (PFL), como candidato a vereador em Juiz de Fora, quando conquistou 307 votos. Em 2014, por sua vez, almejou uma vaga na Câmara dos Deputados sob as hostes do Democratas e recebeu 7.755 votos, insuficientes para elegê-lo. Em 2018, já pelo Partido Social Liberal (PSL), buscou mais uma vez uma cadeira em Brasília, mas novamente sem sucesso após 15.151 votos recebidos. Tristão, por sua vez, é candidato pela primeira vez. Ele trabalha como analista criminal na PMMG.
25 candidatos à Câmara
Além de referendar os nomes de Marco Felício e Paulo Tristão Pinto na chapa majoritária, o PRTB aclamou o nome de 25 candidatos às 19 cadeiras da Câmara Municipal. Dentre eles, o do vereador Adriano Miranda, que buscará a reeleição após o primeiro mandato pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS), atual Podemos. O PRTB acomoda militantes do Aliança pelo Brasil em Juiz de Fora, criado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas que não obteve registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido à ausência de assinaturas suficientes, como o próprio candidato a vice-prefeito Paulo Tristão Pinto, voluntário – Tristão utilizava, inclusive, durante a convenção, uma camiseta da sigla – e a candidata a vereadora Roberta Lopes, responsável pelo projeto no Município.
Além de Adriano e Roberta, buscarão uma cadeira no Legislativo pelo PRTB Adelino da Silva Benedito, Ademir Brun, Aílton Júnior, Alexandre Leonel, Átila Ferreira do Carmo (Átila do Desinfetante), Cézar Grazzia, Denilson Romano, Graça Ribeiro, Hânia Valente, João Batista da Silva (JB Instalação), Jordana Araújo (Jordana da Autoescola), Jorge Pires, José Luiz Duarte (Duarte Motorista), Marcos Martins (Marcos DPVAT), Marilene Assis, Rita de Cássia Fernandes (Rita da Saúde), Rodrigo Castilhos, Rubens Alencar, Sara Ohana, Silvia Maria da Silva (Silvia do Gato), Sivoney Euzie da Silva (Sivoney do Projeto Ceaan), Thiago Medina e Valdeir Cassiano (Cassiano Deco Davila).