Vereadora quer que Prefeitura plante uma árvore para cada nascimento na cidade

Pelo Projeto de Lei, mudas deverão ser plantadas até o dia 5 de junho de cada ano


Por Tribuna

09/01/2026 às 11h18

Tramita na Câmara Municipal de Juiz de Fora, desde a terça-feira (6), um Projeto de Lei para plantar uma muda de árvore a cada nascimento na cidade. 

Caso a proposta seja aprovada e sancionada, a muda será plantada preferencialmente em área urbana degradada do Município, com infraestrutura de drenagem permeável. Os responsáveis pelo recém-nascido também podem pedir para que a árvore seja plantada próxima ao local onde a criança mora.

As mudas deverão ser plantadas até o dia 5 de junho de cada ano, referentes aos nascimentos do ano anterior, e cada criança receberá um certificado constando a data de nascimento e a data do plantio da árvore, com o nome da espécie vegetal.

A título de exemplo, de acordo com o Portal da Transparência – Registro Civil, em 2025, foram 5.471 nascimentos registrados em Juiz de Fora. Em 2024, foram 5.406 e, em 2023, 5.795.

Na justificativa, a autora do projeto, Letícia Delgado (PT), afirma que “cada árvore com idade média de 30 anos possui a capacidade de reter aproximadamente seis quilos de gás carbônico por ano, contribuindo para o equilíbrio ambiental e para a mitigação de problemas respiratórios”. 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.