Ouça agora

Servidores da UFJF param hoje e amanhã


Por Tribuna

08/05/2012 às 20h36

Os trabalhadores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) paralisam suas atividades hoje e amanhã. A mobilização faz parte da campanha salarial 2012 da categoria e poderá atingir a cerca de 15 mil alunos presenciais da instituição, entre graduação e pós-graduação. Com os servidores de braços cruzados, os serviços de algumas unidades serão comprometidos. Assim, o Restaurante Universitário, as bibliotecas, a Central de Atendimento, as secretarias, as coordenações e o transporte interno não deverão funcionar.

A paralisação foi definida após assembleia geral dos servidores realizada ontem pela manhã, na Reitoria. A categoria atendeu ao chamado feito pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), que convocou a mobilização nacional. De acordo com o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf), Paulo Dimas, a entidade espera a adesão de cerca de 75% dos 1.240 técnico-administrativos da instituição.

Hoje, alguns manifestantes devem percorrer o campus com carros de som para informar alunos sobre as reivindicações da categoria. Amanhã, às 8h30, no auditório da Faculdade de Odontologia, acontece um seminário para discutir o futuro dos hospitais universitários no Brasil. Em novembro do ano passado, o Senado aprovou projeto de lei que autoriza o Governo federal a criar a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que tem como objetivo administrar estas instituições.

Entre as principais reivindicações dos servidores, estão a revisão de seus vencimentos e o estabelecimento de uma política salarial com a determinação de uma data-base para a categoria.