Livro ‘Psicologia de massas e Bolsonarismo’ será lançado em Juiz de Fora

Resultado de pesquisa de pós-doutorado, obra de 230 páginas trata a adesão a grupos que promovem opressão por ótica psicanalítica


Por Tribuna

05/12/2024 às 09h23

rita almeida autora livro bolsonarismo
(Foto: Arquivo pessoal)

No dia 13 de dezembro, às 19h30, haverá um evento de lançamento do livro “Psicologia de Massas e Bolsonarismo”, em Juiz de Fora. No Espaço Manufato (Rua Fonseca Hermes, nº 36/301, Centro), a autora, Rita Almeida apresentará o resultado de sua pesquisa de pós-doutorado, orientado pela professora doutora Esther Solano.

A questão que moveu a psicóloga a transformar o tema em livro é: “O que leva as pessoas a aderir a líderes e grupos que promovem a opressão e subserviência do outro?”.

Com 230 páginas, foi lançado no dia 8 de novembro, pela editora e-galáxia. Nas palavras de Ana Fontes, vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil, “num estilo fluido, claro, aberto, mesmo para os não habituados aos textos psicanalíticos, Rita pondera sobre o mal-estar em que a sociedade brasileira foi lançada desde a eleição de 2018, ao mesmo tempo que aponta caminhos possíveis – e não definitivos – para operar o enfrentamento do mal-estar que nos acomete hoje”.

Também haverá um lançamento virtual no próximo sábado (7), às 15h, na TV GGN, no Youtube. A jornalista Lourdes Nassif também participará da transmissão ao vivo.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.