Lula tem reprovação de 40%, mas lidera corrida presidencial de 2026, seguido por Bolsonaro, aponta Datafolha
Taxa de rejeição ao governo atual é mantida após aumento de tarifas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 39% das intenções de voto no cenário eleitoral para o primeiro turno da eleição presidencial de 2026, segundo pesquisa Datafolha divulgada no sábado (2). O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está atualmente inelegível, tem 33%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O levantamento também testou outros nomes ligados a Bolsonaro. Quando o deputado Eduardo Bolsonaro (PL) é incluído como candidato, Lula mantém 39%, enquanto o parlamentar soma 20%. No cenário com o senador Flávio Bolsonaro (PL), o petista aparece com 40%, e o filho mais velho do ex-presidente marca 18%. Já na disputa com Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, Lula tem 39%, e Michelle alcança 24%.
Com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o presidente também lidera: 38% contra 21%. A pesquisa ainda avaliou cenários sem Lula. Com Fernando Haddad (PT) como candidato, Tarcísio empata com 23%. Quando o nome testado é o do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o governador paulista registra 24% ante 22% do ex-governador de São Paulo, também em situação de empate técnico.
O levantamento ouviu 2.004 eleitores em 130 municípios, nos dias 29 e 30 de julho.
Avaliação do governo Lula permanece estável
A mesma pesquisa Datafolha também mediu a avaliação do Governo federal. Após a adoção de medidas que elevaram tarifas, a gestão atual manteve os mesmos índices da rodada anterior: 40% de reprovação, 29% de aprovação e 29% de avaliação regular. Apenas 1% dos entrevistados não soube responder.
Os dados mostram que a reprovação ao governo é maior entre eleitores das classes média baixa (62%) e alta (57%), entre evangélicos (55%), moradores do Sul do país (51%), pessoas com maior nível de instrução (49%) e na faixa etária de 35 a 44 anos (48%).
Em comparação com o mesmo período de mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula apresenta índices mais positivos. Após dois anos e oito meses de governo, Bolsonaro tinha 24% de aprovação e 51% de reprovação.
A pesquisa mostra ainda que 50% dos eleitores desaprovam o desempenho de Lula no comando do Executivo, enquanto 46% aprovam. Os números permanecem estáveis em relação à rodada anterior realizada em junho.
Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe