JF TV Câmara inicia transmissão oficial em sinal aberto
A Câmara Municipal inicia, a partir desta sexta-feira (5), as transmissões da JF TV Câmara em canal aberto, pelo dial 35.1. A inauguração acontece em sessão solene no Palácio Barbosa Limas, a partir das 19h30. O novo canal, que surge como promessa de ser uma espaço para os cidadãos e não para os vereadores, será inaugurado em meio às comemorações dos 164 anos da Casa Legislativa. Entre as festividades, também está prevista uma tarde cultural aberta a toda a população neste sábado. O evento será realizado nas escadarias e nos arredores do Palácio Barbosa Lima, entre 13h e 21h.
O presidente da Câmara, o vereador Rodrigo Mattos (PSDB) classifica a data como um novo marco para o Legislativo. “Estamos iniciando as transmissões da TV Câmara em canal digital aberto. Todas as atividades realizadas pelos vereadores nesta Casa serão transmitidas ao vivo. Mas não criamos a TV dos vereadores. Não é esse o propósito. A TV Câmara será a TV pública de Juiz de Fora. O princípio basilar da democracia é a prerrogativa de votar e ser votado. Na TV Câmara, a população vai poder ver e ser vista. Os mais diferentes setores da sociedade terão espaço na nossa programação”, avaliou o tucano.
Inicialmente, o principal foco da grade de programação da JF TV Câmara será o conteúdo ao vivo, com transmissão de sessões plenárias, audiências públicas e outras reuniões e solenidades organizadas pelo Legislativo. Segundo o diretor de comunicação da Casa, o jornalista Ricardo Miranda, também serão veiculados, nesta primeira etapa, compilado jornalístico com matérias produzidas pela equipe de imprensa da Câmara acerca dos trabalhos legislativos locais. No mesmo bloco, também serão veiculadas notícias de outras casas parlamentares de âmbito estadual e nacional: Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Câmara dos Deputados e Senado Federal. Ainda de acordo com Miranda, o filtro para a seleção de tais informações será a opção por conteúdos de interesse público.
A JF TV Câmara também irá exibir documentários e produções audiovisuais locais, incluindo trabalhos realizados com o apoio da Lei Murilo Mendes. A veiculação de tal conteúdo foi possível a partir de parceria com a Funalfa. Para os próximos passos do canal, a Diretoria de Comunicação da Câmara trabalha na consolidação de parcerias com entidades da cidade para a produção de conteúdo de interesse da população juiz-forana.
A oficialização da emissora em sinal aberto e digital na cidade também implica nas transmissões dos canais oficiais da TV ALMG (no dial 35.4), TV Senado (35,3) e TV Câmara dos Deputados (35.2).
História
A JF TV Câmara teve início durante a passagem do ex-vereador e atual secretário municipal de Esporte e Lazer Julio Gasparette (PMDB) pela presidência da Câmara, entre 2013 e 2014. O lançamento oficial do projeto ocorreu há mais de três anos, em novembro de 2014. Inicialmente, as transmissões das sessões legislativas e audiências públicas ocorriam pela internet e pelo canal 11 da operadora de TV a cabo SimTV. Desde março deste ano, o sinal do canal parlamentar iniciou transmissão em canal aberto em caráter experimental, já podendo ser acessado pelo dial 35.1.
Outras atrações
Além de shows musicais, como os de Lúdica Música e Etcoetra, as festividades dos 164 anos da Câmara e do lançamento da JF TV Câmara em sinal aberto terão outras atrações, como food trucks e exposição de automóveis antigos. Em sua 12ª edição, o Mercado Aberto – feira que reúne produtores e artesão locais – deixa a praça de São Mateus para ocupar Parque Halfeld. Ao todo, mais de 50 expositores irão comerciar suas mercadorias, que vão desde artigos de segmentos de moda a artesanato, decoração e gastronomia.