Unilever é multada em mais de R$ 1,5 milhão por informação enganosa

Segundo o Procon-MG, sabão em pó da marca trazia informação enganosa no rótulo


Por Pedro Moysés

18/07/2025 às 17h27

A Unilever Brasil Industrial Ltda foi multada em R$ 1.506.836,11 pelo Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), pela comercialização do sabão em pó Surf com informação enganosa no rótulo.

Segundo a investigação realizada pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Belo Horizonte, a embalagem do produto continha a informação ‘1,6kg rende igual a 2kg”, o que, segundo a Promotoria, representa vício de informação, capaz de induzir o consumidor a erro quanto à quantidade efetiva do conteúdo.

A investigação constatou que a afirmação de rendimento não correspondia à realidade, seja por ausência de parâmetro claro de comparação, seja por impossibilidade matemática da equivalência de rendimento alegada.

Em defesa, a empresa alegou ter retirado a referida citação das embalagens ainda em julho de 2024, além de ter celebrado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em outro processo envolvendo marcas distintas (Omo e Brilhante). Contudo, o Procon-MG afastou tais argumentos, uma vez que a infração se referia à marca Surf e os produtos com o rótulo irregular ainda estariam disponíveis no mercado. 

Diante das infrações e da recusa em firmar TAC e Transação Administrativa (TA), o Procon-MG aplicou a multa à Unilever Brasil Industrial Ltda, com fundamento nos seguintes dispositivos legais:

  • Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal 8.078/1990), art.6º, III, e art. 31;
  • Decreto Federal  2.181/1997, art.13, I.

A Tribuna tentou contato com a empresa, mas não obteve resposta. No entanto, reiteramos que o espaço segue aberto a manifestações.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.