‘Adote um herói’: Governo de Minas lança campanha para adoção de cães policiais aposentados

Prioridade é dada a servidores da própria unidade, mas, como a maioria já possui cães sob seus cuidados, as adoções foram abertas ao público


Por Agência Minas

16/09/2025 às 08h05

'Adote um herói': Governo de Minas lança campanha para adoção de cães policiais aposentados
Da esquerda para a direita: Zoe e Bud, de 8 anos, e Ivy, que tem 1 ano e meio (Foto: PCMG/ Divulgação)

O Governo de Minas Gerais lançou a campanha “Adote um herói”, iniciativa que busca famílias dispostas a acolher cães policiais aposentados. Nesta edição, os animais disponíveis para adoção são Zoe, Bud e Ivy, que encerraram suas atividades na Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).

O processo é conduzido pela Coordenação de Operações com Cães (COC), responsável pela formação e acompanhamento desses animais. A prioridade é dada a servidores da própria unidade, mas, como a maioria já possui cães sob seus cuidados, as adoções foram abertas ao público. Podem ser disponibilizados tanto os animais considerados inaptos para o serviço quanto aqueles que alcançam a idade de aposentadoria – voluntária a partir dos 8 anos, mediante avaliação técnica, ou obrigatória aos 10.

Zoe

Zoe, da raça pastor belga malinois, nasceu em outubro de 2017 e trabalhou seis anos na corporação. Ela iniciou o treinamento ainda filhote e, aos 18 meses, já estava em operação. Em 2023, auxiliou na prisão de um dos principais alvos de uma investigação contra o tráfico em Nanuque, no Vale do Mucuri, identificando drogas em área de difícil acesso. Segundo a investigadora Lídia Mary, condutora da COC, Zoe é dócil e afetuosa com pessoas, mas reativa em relação a outras fêmeas da espécie.

Bud

Bud, pastor alemão nascido em maio de 2017, atuou por cinco anos na PCMG. Diagnosticado com displasia coxofemoral bilateral – condição que compromete a mobilidade e resistência física -, foi afastado das atividades operacionais. De acordo com Lídia, Bud localizou materiais ilícitos em diversas operações, inclusive em áreas de mata fechada. A investigadora explica que o cão é carinhoso, mas exige adaptação, acompanhamento veterinário constante e não pode realizar esforço físico.

Ivy

A cadela Ivy, também pastor belga malinois, nasceu em fevereiro de 2024 e não chegou a atuar em operações por ter sido considerada inapta para o serviço. Segundo Lídia, Ivy é carinhosa com pessoas após o período de adaptação, mas tem alto nível de energia, demandando atividades físicas diárias.

Como adotar

Os interessados em adotar devem assinar um termo específico, comprovando idoneidade moral, dedicação aos cuidados com animais e condições financeiras para manutenção do bem-estar do cão.

Entre as responsabilidades estão alimentação adequada, higiene, assistência veterinária e garantia de qualidade de vida. O animal não pode ser utilizado em atividades comerciais ou laborais.
Para participar, é necessário enviar nome completo, endereço e telefone de contato para o e-mail [email protected]. Após a inscrição, a equipe da COC agenda entrevista presencial. A coordenação destaca que a doação pode ser revertida em caso de descumprimento das exigências.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.