Relatório da CBF: arbitragem do Brasileirão acertou 82% dos lances polêmicos

Levantamento de Comitê Consultivo analisa 65 lances e aponta 12 erros em jogos da Série A


Por Tribuna

24/09/2025 às 14h29

A arbitragem do Campeonato Brasileiro acertou 82% dos lances polêmicos e decisivos no primeiro turno. O índice consta de relatório do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), criado pela CBF para analisar decisões de jogos da Série A e da Copa do Brasil a partir deste ano.

Formado pelos ex-árbitros Fifa Néstor Pitana (Argentina), Nicola Rizzoli (Itália) e Sandro Meira Ricci (Brasil), o comitê avalia lances solicitados pelos clubes da Série A nos Fóruns Permanentes realizados às segundas-feiras, após as rodadas. No primeiro turno, Corinthians e Internacional foram os que mais acionaram o CCEI, com cinco pareceres cada.

De acordo com o relatório, divulgado nesta quarta-feira (24), 95% dos 55 jogos com pareceres em 2025 (52 partidas) foram da Série A. Nesses confrontos, o CCEI examinou 65 lances classificados como pontuais, decisivos ou polêmicos, base para o cálculo do índice de acerto da comissão de arbitragem da CBF.

Entre as ocorrências avaliadas, 12 foram apontadas como erros de arbitragem, enquanto 53 decisões foram consideradas corretas pela equipe de campo. O documento também estima que uma partida tenha, em média, 30 grandes decisões de arbitragem. Com esse parâmetro, o total de lances relevantes no período analisado seria de 5.700. Os 12 erros identificados representariam 0,21% desse universo; os demais 99,79% teriam sido apitados corretamente.

*Texto reescrito com o auxílio do ChatGPT e revisado por nossa equipe

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.