Juiz-forana termina o mundial de triathlon no top-40

Andressa Miana, atleta do Clube Bom Pastor, melhorou marca do ano anterior


Por Davi Sampaio*

23/10/2024 às 06h00

Andressa Miana Reproducao Instagram 2
Juiz-forana Andressa Miana (com os braços erguidos) foi a única brasileira na sua categoria (Foto: Reprodução/Instagram)

A juiz-forana Andressa Miana terminou a World Triathlon Championship, correspondente ao mundial de triathlon, entre as 40 melhores atletas da categoria 20 a 24 anos. A competição aconteceu no último domingo (20), em Torremolinos, na Espanha, com a participação, entre todas as faixas etárias, de mais de cinco mil pessoas de 140 países diferentes. No ano passado, a atleta do Clube Bom Pastor ficou entre as 50 melhores.

Durante a prova, ela nadou mil quilômetros, pedalou 20 e correu cinco. “O mar estava bem tranquilo, consegui fazer uma natação bem forte, saí bem da água. Na bicicleta, o percurso era bem técnico, com cinco quilômetros só de morro, o que segurava um pouco da velocidade. Na volta, era descida, dando para recuperar o tempo perdido, apesar das curvas fechadas. Já a corrida foi uma maravilha, um percurso plano, fluiu muito até o quarto quilômetro. No último, senti minha coxa anterior puxar, mas mesmo com isso me incomodando, não me impediu de terminar”, conta.

Sobre a parte mais difícil do Mundial, Andressa acredita ter sido as diversas subidas na parte da bicicleta. “Você precisa fazer muita força para não perder o pelotão, o pedal europeu é muito forte, então sofri bastante”. Já a parte que mais gostou em seu desempenho foi na corrida. “Me senti bem o tempo todo, tinha brasileiros acompanhando a prova e pessoas que estavam ali assistindo gritavam ‘Brasil’. Era muito emocionante e dava um gás a mais. O triathlon na Europa é a Copa do Mundo no Brasil, então a cidade fica lotada. Fiquei muito feliz em atingir meu recorde pessoal, meta que tanto falava com minha treinadora”, comemora.

Orgulhosa da conquista, a juiz-forana divide o sucesso com os pais, seus maiores incentivadores. “Estão sempre comigo acompanhando e compreendendo tudo. Entendem os momentos em que às vezes preciso abrir mão de estar com eles porque vou treinar. Sabem que é o meu sonho, eles abraçam e isso me motiva ainda mais a buscar o meu melhor e sair da zona de conforto. É sempre uma honra representar meus pais e minha cidade”, declara.

De volta a Juiz de Fora, Andressa retorna aos treinamentos no Clube Bom Pastor, já que, em novembro, disputa mais uma etapa do Campeonato Brasileiro de triathlon.

*Sob supervisão do editor Gabriel Silva

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.