Tupi iguala pior campanha desde a queda para o Módulo II
Derrota para a URT no sábado encerrou a participação do alvinegro na divisão de acesso
O Tupi fechou a participação no Módulo II do Campeonato Mineiro de 2023 com uma derrota por 2 a 0 para a URT, no sábado (17), no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. O revés, o sexto em 11 rodadas no estadual, deixou o Galo Carijó com apenas 11 pontos conquistados. Com o resultado, o alvinegro igualou a pior campanha em todas as quatro temporadas consecutivas na divisão de acesso, desde 2020.
O Tupi entrou em campo no sábado já sem pretensões no campeonato. Na décima posição, o Galo Carijó emendou quatro jogos consecutivos sem vitória e saiu da briga por classificação para o hexagonal final. Na partida, que teve presença de 116 torcedores pagantes, Robinho e João Vitor marcaram para a URT e asseguraram os três pontos que garantiram ao time visitante a primeira colocação da primeira fase e a manutenção na briga pelo acesso.
Histórico negativo
A campanha do Tupi foi fechada com 11 pontos, resultado de três vitórias, dois empates e seis derrotas. Desde 2020, ano em que disputou pela primeira de quatro vezes consecutivas o Módulo II, foi o pior resultado do Galo Carijó no estadual. Naquele primeiro ano, o alvinegro brigou por classificação no quadrangular final e encerrou a participação com 15 pontos, três atrás do G-4.
Em 2021, o Galo Carijó somou os mesmos 11 pontos deste ano, mas encerrou a participação na nona colocação, a pior campanha até então e uma posição acima da campanha atual. Por fim, em 2022, o alvinegro chegou a ter a classificação para o hexagonal final nas mãos, mas perdeu de virada na última rodada da primeira fase e ficou na sétima posição, com 15 pontos.
Na atual edição do estadual, o Tupi teve bom momento logo que Wesley Assis assumiu o comando da equipe, quando o time engatou vitórias na sexta e na sétima rodadas, em jogos contra Boa Esporte e União Luziense. Os triunfos deixaram o Galo Carijó no G-6, mas foram as últimas vitórias do clube na competição. Depois, North, Betim, Itabirito e, por último, URT, derrotaram o alvinegro e frustraram o sonho do retorno à elite do futebol mineiro.
Fase decisiva
No próximo final de semana, começa o hexagonal final do Módulo II. Além do líder URT, também passaram de fase Betim, Itabirito, Boa Esporte, Aymorés e Uberlândia. Os clubes se enfrentam em dez rodadas e os dois primeiros colocados conquistam o acesso ao Módulo I do estadual.