Cinco atletas de Juiz de Fora disputam o Campeonato Brasileiro de Ginástica
Treinador de Alice Giovanoni, Yasmin Souza, Mariah Oliveira, Rayra Vitória, Gabriela Luna, Wanderson Zambelli acredita em medalhas no evento nacional
Cinco ginastas de Juiz de Fora vão disputar o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica de Trampolim Elite & Júnior + Torneio Nacional 2026. O evento acontece no Ginásio Poliesportivo Califórnia, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, entre esta terça-feira (18) e domingo (23). Os treinamentos serão nos dias 19 e 20, e as competições, do dia 20 ao 23.
O Colégio Academia – Rua Halfeld, Centro – será representado pela ginasta Alice Giovanoni, de 17 anos, pela primeira vez na categoria Elite. Ela é a atual campeã brasileira da categoria Júnior, título conquistado no ano passado, e foi medalhista de prata em Natal-RN, no Brasileiro por idades, neste ano.

Já o Clube Bom Pastor – localizado na Rua Senador Salgado Filho, Bom Pastor, Zona Sul – levará quatro atletas: Yasmin Souza, 18 anos, na categoria Elite; Mariah Oliveira, de 15, na categoria Jr A – atual campeã brasileira no campeonato de Natal; e mais duas estreantes na categoria Jr B, Rayra Vitória e Gabriela Luna, ambas de 12 anos.

Todas elas são treinadas por Wanderson Zambelli. À Tribuna, o profissional analisa que é uma competição difícil, com 22 clubes do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, entre outros. Os mineiros mais fortes são o Minas Tênis e várias prefeituras.
“A gente teve o calendário de treinos dificultado por causa de vários feriados e das chuvas de fevereiro que atrasaram muito o treinamento. Mas eu sempre vou com expectativas de medalhas e confio muito no potencial e empenho delas na hora da competição”, projeta Wanderson.
A entrada no Ginásio é solidária, gratuita mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível por pessoa (por dia). Mas, para quem não puder ir até Contagem, toda a competição também será transmitida no YouTube pela TV CBG.
Alice, do Colégio Academia, é especialista em tumbling: aparelho em que os atletas precisam executar oito elementos ligados em sequência, como saltos e piruetas, que variam de complexidade, sobre uma pista de fibras de vidro, até chegar no colchão. A atleta de 17 anos está programada para ser a última na ordem de entrada de um grupo de quatro competidoras, na modalidade elite, de que é especialista, entre às 19h e às 19h35 da próxima quinta (20).
Já as outras quatro ginastas competirão tanto no tumbling quanto no duplo-mini trampolim (DMT) – que consiste em um aparelho onde é feita uma corrida de aproximação e dois saltos, um sobre o aparelho e o outro na saída, num colchão de aterrissagem. Yasmin deve ser a segunda a entrar no tumbling, entre 19h e 19h35, também do dia 20, e a segunda no DMT, no sábado (22), entre 20h25 e 21h;
As entradas de Mariah e Rayra no tumbling júnior feminino estão marcadas para quinta-feira, por volta de 19h35 às 20h10. Já no DMT, Rayra entra no dia 22, entre 18h e 18h40, e Mariah, na sexta (21), entre 18h40 e 19h20.
Por fim, Gabriela Luna começa no dia 20, no tumbling júnior, entre 19h35 e 20h10, enquanto, no DMT, será no dia 22, entre 18h40 e 19h20.
As programações completas podem ser conferidas nestes links: https://sge.cbginastica.com.br/_uploads/relatorioEvento/1-relatorioEvento-1786558600.pdf e https://sge.cbginastica.com.br/_uploads/relatorioEvento/1-relatorioEvento-1785347079.pdf.









