Expulso do BBB 26, Edílson Capetinha jogou partida que ajudou a salvar o Flamengo do rebaixamento em JF

Jogo no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio ainda teve gol da vitória marcado por Felipe Melo


Por Bernardo Marchiori

16/02/2026 às 13h44

Edílson Capetinha foi expulso do BBB 26 na manhã do último sábado (14), após praticar conduta violenta ao empurrar o rosto de Leandro “Boneco” durante discussão na casa. Em 2001, cerca de sete meses antes de conquistar o pentacampeonato com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002, o ex-jogador de futebol atuou com a camisa do Flamengo em partida que ajudou a salvar o Rubro-negro do rebaixamento à Série B do Brasileirão com gol de Felipe Melo. O detalhe é que o jogo foi disputado no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora.

Expulso do BBB 26, Edílson Capetinha jogou partida que ajudou a salvar o Flamengo do rebaixamento em JF
Felipe Melo comemora ao lado do meia Dejan Petkovic (Foto: Antônio Olavo Cerezo/Arquivo TM)

À época, antes da 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo era o 26º (de 28) colocado e figurava na zona de rebaixamento. O Rubro-negro carioca precisava da vitória para seguir na luta para não cair para a Série B. Ricardo Bedendo, jornalista e professor na Faculdade de Comunicação da UFJF, foi quem cobriu a partida pela Tribuna de Minas em 18 de novembro de 2001. Ele conta que o trabalho foi marcante pelo momento conturbado da equipe.

“O time precisava da experiência de jogadores como o Edílson, que tinha 31 anos na época e já contava com uma história relevante no futebol brasileiro. Ele contribuiu naquele momento. Aliado ao surgimento de jovens, como o Felipe Melo, foi com essa fórmula que o Flamengo conseguiu se salvar no final do campeonato.”

Ricardo também lembra que o jogo em Juiz de Fora foi importante para tirar o time do ambiente do Rio de Janeiro, com muita cobrança. “A torcida flamenguista da cidade acabou contribuindo para a vitória em cima do Internacional, que era treinado por Carlos Alberto Parreira e estava em um momento melhor”, recorda. A partida terminou em 1 a 0, com o único gol marcado pelo jovem volante Felipe Melo, de apenas 18 anos.

Edílson, na visão do jornalista, era um jogador talentoso – apesar de nunca o ter achado um “craque de bola”. “Teve sua parcela de contribuição, dentro de campo, no futebol brasileiro. As lembranças da época são de um atleta que, mesmo não estando no auge da carreira, foi importante para salvar o Flamengo de uma situação delicada”, finaliza.

Depois do jogo, o Flamengo perdeu para o São Caetano, mas venceu o Palmeiras na última rodada e se livrou do rebaixamento. O rival Botafogo, por sua vez, caiu para a Série B na ocasião.

Confira a ficha técnica do jogo de 2001

CAMPEONATO BRASILEIRO 2001 – 1ª FASE – FLAMENGO 1 x 0 INTERNACIONAL

Data: 18/11/2001

Local: Municipal – Juiz de Fora (MG)

Juiz: Paulo César de Oliveira

Cartões: Fernando (F); Bruno e Leandro Guerreiro (I).

Gol: Felipe Melo 23’/2 (F).

FLAMENGO: Júlio César; Alessandro, Juan, Fernando e Sobrinho; Jorginho (Felipe Melo), Rocha e Petkovic; Roma (Carlinhos), Edílson e Reinaldo (Nado). Técnico: Carlos Alberto Torres.

INTERNACIONAL: João Gabriel; Bruno, Fábio Luciano, Ronaldo e Wederson; Leandro Guerreiro, Duílio (Martinez), Carlinhos e Jackson Coelho; Daniel Carvalho (Diogo Rincón) e Luiz Cláudio (Leandrão). Técnico: Carlos Alberto Parreira.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.