Em busca de uma nova volta por cima na temporada, o Tupi terá um desafio dos mais árduos nesta Série C às 16h deste sábado (14), no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP). O Alvinegro do técnico Eugênio Souza, oitavo lugar com 14 pontos, uma posição acima da zona do rebaixamento, visita o Botafogo-SP do comandante juiz-forano e ex-Galo, Leo Condé, invicto como mandante e em terceiro na tabela com 24 pontos. Ciente do elenco do treinador adversário, donos da segunda melhor defesa do grupo com 10 gols sofridos em 13 rodadas, Eugênio analisou como fazer diante de uma equipe organizada de trás para frente.
“Sendo aplicado, consciente no momento ofensivo para não desorganizar e favorecer o contra-ataque adversário, algo que conversamos e trabalhamos até porque aconteceu muito contra o Cuiabá. Uma equipe que se propõe a jogar tem que tomar cuidado na perda da bola e, se perder, deve buscar recuperá-la o mais rápido e o mais perto do gol possível para que não aconteça o contra-ataque, principalmente contra uma equipe que joga dessa forma como o Botafogo-SP”, explica o técnico.
Além da luta contra o descenso, alguns problemas em campo durante a semana ocorreram em Santa Terezinha. Após rescindir com o meia Andrey por comportamento extracampo, o clube ainda perdeu o zagueiro Wellington Reis por lesão e não contará com os atacantes Paulinho e João Vitor, suspensos pelo acúmulo de cartões amarelos. O beque Mateus será encarregado de substituir o companheiro de time ao formar dupla de zaga com Sidimar. A missão do atleta é auxiliar a defesa que sofreu oito gols nos últimos três confrontos pela competição.
“Nosso time tinha tomado poucos gols e, nos últimos três jogos, sofreu um número excessivo. Mas temos conversado bastante sobre isso, os gols têm saído de contra-ataques, de momentos em que estamos com a bola. Todos sabem da qualidade do Botafogo-SP, teve uma caída nos últimos dois jogos, mas precisamos nos impor para voltar a vencer principalmente fora de casa, em que estávamos jogando bem. Temos que voltar com pelo menos um ponto”, avalia Mateus.
LEIA MAIS:
- ‘Não vamos deixar o Tupi cair’, garante volante Marcel
- Tupi perde para o Cuiabá por 3 a 1 no Municipal
Na formatação do onze titular, a tendência é que Eugênio adiante Magalhães para a ponta esquerda, com o volante Ronaldo Kalu na função de lateral do mesmo lado. Potita e João Willian seguem no setor de ataque do time, com Wellington Barbosa como opção de velocidade pelos lados para a segunda etapa. Desta forma o provável Tupi tem Vilar; Rodrigo Dias, Sidimar, Mateus e Kalu; Marcel, Leo Costa e Leo Salino; João Willian, Magalhães e Potita.
Do outro lado, Leo Condé, com última passagem no Tupi em 2014, não é o único conhecido dos torcedores carijós. Nomes como o do meia Tchô, que vestiu a camisa juiz-forana no último Campeonato Mineiro, e do atacante Felipe Augusto, artilheiro do Pantera na competição e que participou da campanha de acesso do Galo à Série B em 2015, estão entre os prováveis titulares para o duelo.