Derrota elimina chances de acesso do Tupi no Módulo II
Juiz de Fora vai para o quarto ano seguido sem equipe na elite do futebol mineiro
O Tupi disputará, em 2024, o Módulo II do Campeonato Mineiro pela quinta temporada consecutiva. O destino do Galo Carijó foi selado no sábado (10), quando perdeu para o Itabirito, fora de casa, por 1 a 0, em partida válida pela décima rodada do torneio. A derrota eliminou a possibilidade de classificação para o hexagonal final do alvinegro com uma rodada de antecedência. A penúltima rodada ainda teve a primeira vitória do Tupynambás na competição, que, na prática, em nada muda o destino do Baeta, que foi rebaixado para a Segunda Divisão ainda na quarta-feira (7).
O Itabirito venceu o Tupi com gol de Felipe Pará no final da primeira etapa da partida. Estacionado na nona colocação após duas derrotas consecutivas atuando no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio – contra North e Betim -, o confronto de sábado era a última oportunidade de o Galo Carijó se colocar na briga por G-6 na rodada final.
A derrota, por outro lado, poderia ter colocado o alvinegro na rota do Z-2, bastando uma vitória do União Luziense contra o Uberlândia no Triângulo Mineiro. A equipe de Santa Luzia, entretanto, foi derrotada e teve o rebaixamento sacramentado ao lado do Tupynambás, livrando o Galo Carijó de qualquer possibilidade de descenso.
O Tupi tem 11 pontos conquistados, cinco a mais que o União Luziense e cinco a menos que o Boa Esporte, sexto colocado.
O alvinegro encerra a participação no Módulo II no sábado (17), às 15h, quando enfrenta a URT, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. O adversário do Galo Carijó já garantiu vaga no hexagonal final e joga apenas para cumprir tabela.
Baeta vence a primeira
No domingo (11), o Tupynambás, enfim, venceu a primeira no Módulo II. Já rebaixado para a Segunda Divisão após a derrota para o Boa Esporte em Varginha, o Baeta bateu o North, no Estádio Municipal, por 1 a 0 e rompeu a sequência de nove partidas sem vitória – com dois empates e sete derrotas na fraca campanha na divisão de acesso.
Nem mesmo o triunfo conquistado com o gol solitário do meia Felipe Sousa na segunda etapa, no entanto, livrou o Baeta da lanterna do campeonato. Com a vitória, o Leão do Poço Rico alcançou os cinco pontos na tabela do Módulo II. O União Luziense, penúltimo colocado, tem um ponto a mais.
Na última rodada, o Tupynambás enfrentaria o União Luziense, mas a partida foi cancelada a pedido dos clubes, que apenas cumpririam tabela. Por essa razão, o resultado da partida será lançado como 0 a 0, segundo a Federação Mineira de Futebol (FMF).