Tenista Giulia Aguiar celebra primeiro título em Portugal

Juiz-forana venceu o Torneio Nacional de Castelo Branco e se garantiu no W40 de Lisboa


Por Vinícius Soares, estagiário sob a supervisão da editora Carolina Leonel

03/10/2023 às 07h41- Atualizada 03/10/2023 às 10h15

Giulia Aguiar Arquivo Pessoal
Após se recuperar de problemas de saúde, Giulia se mudou para Portugal em março e já disputou quatro competições este ano (Foto: Arquivo Pessoal)

A tenista juiz-forana Giulia Aguiar, de 21 anos, conquistou, no último domingo (1º), o Torneio Nacional organizado pela Federação Portuguesa de Tênis (FPT), que aconteceu na cidade de Castelo Branco, em Portugal. Esse foi o primeiro título da carreira da atleta em Portugal, que retornou às competições no primeiro semestre deste ano, após ser obrigada a ficar longe das quadras por questões de saúde. No ano passado, a atleta ficou internada devido a uma septicemia e seis infecções na garganta, após a Covid-19. Além disso, passou por cirurgia para a retirada das amígdalas, em janeiro deste ano.

Giulia, que se mudou para Portugal em março, já disputou quatro competições em 2023. A tenista acredita que esse título é consequência de seus trabalhos de aprimoramentos físicos, técnicos e táticos. “Eu fiquei muito feliz com esse título, porque sinto que já vinha trabalhando há bastante tempo na direção certa com meu time, já notávamos evoluções, mas com a conquista do meu primeiro título aqui em Portugal tivemos uma concretização desse ciclo de trabalho. Foram quatro vitórias, fiz bons jogos, sinto que consegui colocar em prática aspectos técnicos e táticos do meu jogo que já vinha trabalhando. Sinto que minha maior evolução foi na manutenção da competitividade e da intensidade mais alta por mais tempo, buscando concentrar no que era preciso ser feito a cada ponto”, afirma.

A evolução de Giulia é notada não só por seus resultados, mas pra quem a acompanha no dia a dia. Thiago Aguiar, técnico e irmão da tenista, destaca que o nível de tênis apresentado pela atleta tem aumentado cada vez mais. “A Giulia vem evoluindo bastante ao longo do tempo e, agora, nessa etapa de 2023, ela vem tendo um novo salto de rendimento. Ela jogou quatro torneios nacionais, e chegou, pelo menos, na semifinal, e agora conquistou o título. E com isso ela vem progredindo bastante no ranking nacional e consequentemente estando mais preparada. Esse título mostra mais um passo na evolução dela, e consequentemente vai ajudar na preparação dela pros torneios profissionais”, avalia.

W40 de Lisboa

Giulia não terá tempo para comemorar a conquista do Torneio Nacional de Castelo Branco. Isso porque a atleta disputará, em poucos dias, a primeira rodada de simples do W40 de Lisboa, contra a espanhola Claudia Hoste Ferrer. Além disso, a juiz-forana também competirá pelas duplas, juntamente com a russa Eva Garkusha. Apesar da euforia do título, Aguiar entende que não terá problemas em retomar o foco visando seu novo desafio.

“Fiquei muito feliz e realizada com o título, mas sei que se eu ganhasse ou perdesse a final, no dia seguinte teria que levantar, fazer as mobilidades, ir treinar, cuidar da alimentação e do sono para estar pronta para os próximos. Acho que não foi tão difícil virar essa chave, porque sempre acreditei muito no processo e tenho a certeza que foi isso que me fez chegar até aqui, então cuido do dia a dia com muito carinho. Na verdade, acho que foi mais fácil, porque ver um resultado concreto sem dúvidas é um grande incentivo.”

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.