Comércio em alerta contra golpe


Por Tribuna

24/04/2015 às 06h00

Os empresários do comércio devem ficar atentos ao golpe do envelope vazio, uma nova forma de estelionato que vem sendo praticada com frequência nos últimos dias. A ação criminosa acontece por meio de uma ligação telefônica em que um falso comprador deseja adquirir um produto e efetua o pagamento por meio do depósito de um envelope vazio. Segundo informações do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF), vários comerciantes já receberam o telefonema, mas não chegaram a ter prejuízos.

Na conversa ao telefone, o falso comprador diz que está em uma fazenda chamada Talismã, no Mato Grosso, e que a retirada do produto será feita por um funcionário que está em Juiz de Fora. No dia seguinte, outra pessoa liga, afirmando ser do setor financeiro da fazenda e diz ter se equivocado e feito o pagamento por meio de depósito em envelope com valor superior ao do produto. Esta forma de pagamento permite a visualização do valor vinculado em conta e, aproveitando-se disso, os golpistas solicitam ao estabelecimento a devolução da diferença. Quando o banco faz a conferência, verifica que o envelope depositado estava vazio.

O Sindicomércio orienta que os empresários tenham cuidado com as transações realizadas por telefone. Para pagamentos feitos por meio de depósito, o ideal é esperar o prazo para que o banco faça a conferência, e o dinheiro caia na conta.