Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Contribuinte já pode emitir carnê de pagamento do IPTU com desconto

Prazo para quitação do tributo em parcela única vai até o próximo dia 3 de fevereiro


Por Tribuna

14/01/2022 às 11h43

O juiz-forano já pode emitir o carnê de pagamento do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) com desconto. O boleto foi disponibilizado nesta sexta-feira (14) pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) com 10,74% de dedução para quem quitar o tributo em parcela única. O pagamento pode ser feito até o próximo dia 3 de fevereiro, com emissão do documento pelo site da PJF.

O IPTU foi reajustado em 10,74% para o exercício financeiro de 2022. Ou seja, o pagamento à vista oferece desconto que cobre o aumento no valor do tributo. O reajuste corresponde às perdas inflacionárias acumuladas entre dezembro de 2020 e novembro de 2021, tendo como base a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O conteúdo continua após o anúncio

Para ter direito ao desconto, o imóvel deverá estar em dia com os tributos municipais. Além do pagamento à vista, os contribuintes podem quitar o tributo em dez vezes sem juros, no valor integral, com as parcelas vencendo entre março e dezembro, sempre no dia 10. Os contribuintes que procederem reclamações contra o valor lançado no IPTU somente terão direito aos descontos se efetuarem o pagamento ou depósito integral do crédito tributário nos prazos anteriormente mencionados.

Como efetuar o pagamento

Os pagamentos podem ser realizados a partir do dia 15 deste mês, em link próprio no site da PJF. Nesta primeira etapa, a princípio, a guia para a quitação do tributo também poderá ser retirada nos espaços de atendimento ao cidadão no Centro, na Avenida Barão do Rio Branco 1.843; no São Mateus, na Avenida Presidente Itamar Franco 992; em Benfica, na Avenida Inês Garcia 357; e em Santa Terezinha, na Avenida Rui Barbosa 784. Para ter acesso ao documento de arrecadação para o pagamento do tributo, é necessário ter o número de inscrição imobiliária. Os carnês para o pagamento do IPTU de forma parcelada devem ser encaminhados para os contribuintes entre os dias 3 e 8 de março.

Em caso de dúvidas sobre o lançamento do imposto, o contribuinte deve procurar os servidores que estarão em plantão de atendimento a partir de sábado (15) pelo telefone 3690-7618.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia