Antuérpia é premiada em festival internacional de cerveja
Cervejaria de JF levou o ouro na categoria Cerveja Especial Experimental e Cerveja Saborizada de Frutas e Vegetais
A cervejaria Antuérpia, cria de Juiz de Fora, se destacou mais uma vez em uma premiação internacional. Segundo resultado divulgado nesta quarta (7), a cerveja local foi agraciada com títulos em duas categorias do World Beer Awards, realizado no Reino Unido e considerado como a maior honraria anual do setor. Badaladíssima em outros prêmios, a Nikita Cherry Hickey, uma variedade completamente autoral, foi a grande campeã como Cerveja Especial Experimental; já a Quintal Jabuticaba levou o bronze como Cerveja Saborizada de Frutas e Vegetais.
“Esse foi sem dúvida o concurso mais disputado de que já participamos, e, por consequência, as medalhas mais importantes que já recebemos. Esse concurso fica abaixo apenas do Wolrd Beer Cup, que é realizado de dois em dois anos, o que faz do World Beer Awards a maior premiação anual do mundo para os cervejeiros”, comemora Saulo Oliveira, diretor comercial da Antuérpia.
Ainda segundo Saulo, outro motivo para comemorar o título é o fato de a honraria fazer da Nikita Cherry Hickey a cerveja mais premiada do país até o momento, tendo recebido importantes títulos como o do Mondial de La Bière (do Rio e de São Paulo) e o Festival Brasileiro da Cerveja, entre outros. “Estamos muito empolgados com as duas premiações de agora, mas especialmente com a Nikita, porque é uma consolidação do seu grande desempenho, o que nos deixa muito felizes e satisfeitos”, explica o cervejeiro.
Estilo
A Nikita mescla a robustez do estilo russian imperial stout e a adição de lactose. Sua cor é preto fechado e brilhante, com boa formação e persistência de espuma bege escuro. No aroma, notas de chocolate amargo, café e toffee. Segundo Saulo, a variedade equilibra dulçor, amargor e teor alcoólico, como se fosse, nas palavras dele, “uma sobremesa líquida”. Além da Cherry Hickey, estrela das premiações e que cai bem com sobremesas, como uma torta de noz pecan, a linha tem outros dois rótulos: Vanilla Orgasm e Hazelnut Stuck.
Saborizada
A Quintal Jabuticaba, que levou o bronze em sua categoria, também tem “irmãs” saborizadas em uma linha, com nomes autoexplicativos sobre as notas de sua saborização: Mexerica e Morango e Hibisco. As cervejas são do estilo Catharina Sour, o primeiro brasileiro a ser reconhecido internacionalmente. Os rótulos sugerem como característica a alta drincabilidade (facilidade para beber, derivando do verbo “drink”, em inglês) e muita refrescância.