Hora de se preparar para o IR


Por Fabíola Costa

05/02/2017 às 03h00

confira-quem-é-obrigado-a-declararDá trabalho, mas quem consegue reunir com antecedência a documentação necessária para a declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) 2017, ano-calendário 2016, conta com mais tempo para fazer as retificações, se necessárias, e recebe a restituição mais cedo. O prazo de acerto de contas com o Leão começa no dia 2 de março, mas a preparação já pode ter início. Dentre tantas obrigações financeiras típicas neste início de ano, como IPVA, IPTU, material e matrícula escolares, o Imposto de Renda chega para engrossar a lista. O prazo vence em 28 de abril.

 

Balanço divulgado pela Receita Federal do Brasil aponta que 283.925 declarações foram recebidas, inclusive as retificadoras, na jurisdição de Juiz de Fora em 2016. O número de restituições é de 125.538, no valor aproximado de R$ 125,6 milhões. A Receita lembra que os lotes são multiexercícios e contemplam os últimos cinco anos. UM total de 7.550 declarações estão em malha residual. O balanço refere-se ao dado mais atual, coletado em 29 de janeiro.

Segundo o diretor da Fradema Consultores Tributários, Francisco Arrighi, deixar a análise das despesas que serão incluídas na declaração para a última hora não é a melhor opção, pois, quanto menos tempo o contribuinte tiver para checar os comprovantes, maior será a probabilidade de erros. Uma das consequência pode ser a inclusão do nome na lista de verificação de inconsistências (malha fina) apuradas. “É sempre melhor, além de mais prudente, iniciar as verificações para a declaração com antecedência e, sempre que possível, com a assessoria de um profissional especializado que orientará o contribuinte de forma correta sobre o preenchimento do documento.”

Uma boa notícia é que os contribuintes que já utilizaram o aplicativo “rascunho” durante o ano passado poderão, agora, através de uma palavra-chave (senha) criada pelo próprio usuário, migrar os dados do documento para o IR 2017, reduzindo a incidência de erros e facilitando a ação.

Conforme Arrighi, os contribuintes que vão declarar o Imposto de Renda pela primeira vez devem ter cuidado redobrado, pois dúvidas sobre o preenchimento do documento surgirão e erros simples, como digitar um ponto, ao invés de vírgula, podem levar a inconsistências. “Por fim, é válido lembrar que, quanto mais rápida é realizada a entrega da declaração, desde que esta não apresente inconsistências, mais rápida também será a restituição do IR.”

CPF
Para os contribuintes que possuem dependentes com 12 anos ou mais, uma dica é já ir providenciando o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) de cada um deles. Isto porque a Receita Federal editou instrução normativa reduzindo a idade em que a informação do CPF do dependente é obrigatória, até então era 14 anos.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.