Inhotim alcança recorde de visitação e projeta 361 mil visitantes ainda em 2025

Às vésperas de completar 20 anos, museu em Brumadinho bate marca histórica de público e anuncia programação especial para 2026


Por Elisabetta Mazocoli

29/12/2025 às 14h19

O Instituto Inhotim alcançou o maior número de visitantes da sua história em 2025, tendo registrado 357.684 mil visitantes ao longo do ano e projetando chegar a 361 mil visitantes até o fim de dezembro. O museu localizado em Brumadinho (MG) teve um crescimento de 8,5% em relação ao ano anterior. Os dados afirmam a posição do local em destaque no cenário cultural e turístico nacional.  O recorde de público marca um momento simbólico para a instituição, já que em 2026 o museu irá celebrar as duas décadas de atuação com um calendário especial de programação que atravessa as frentes de arte, natureza e educação. 

Em janeiro, a programação vai se estender e com foco em ampliar o acesso dos visitantes, e terá abertura às terças-feiras, quando oferecerá meia-entrada para todos os públicos. Os visitantes poderão ir ao museu durante janeiro, de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.  A medida cria novas oportunidades para que famílias, turistas e moradores da região aproveitem o instituto durante o período de alta temporada e recesso escolar.

inhotim
(Foto: Divulgação/Willian Gomes)

Para a organização, o resultado expressa um período de transformação institucional, marcado pela ampliação da oferta cultural, pelo fortalecimento da gestão e pelo compromisso com o acesso público, elementos que orientam a atuação do Inhotim neste novo ciclo de sua história.

Programação de 20 anos

Em 2026, o Inhotim irá realizar oito inaugurações, além de uma exposição comemorativa que revisita marcos da história da instituição que propõe um olhar para o futuro. Entre os destaques previstos estão uma escultura inédita de Lais Myrrha, o retorno da The Murder of Crows (2009) de Janet Cardiff e George Bures Miller, a requalificação da Galeria Cildo Meireles e a festa de aniversário do museu, que terá programação especial e entrada gratuita.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.