Festival JF Sabor realiza workshop sobre Queijo Minas nesta quarta

Queijo Minas é requisito obrigatório na edição deste ano


Por Tribuna

29/04/2025 às 15h46

jf sabor queijo minas
(Foto: Divulgação)

O Festival JF Sabor promove, na manhã desta quarta-feira (30), às 8h30, o Workshop Queijos Minas. O evento será realizado no auditório da Epamig – Instituto de Laticínios Cândido Tostes, localizado na Rua Tenente Luiz de Freitas 116, no Bairro Santa Terezinha.

O evento tem como objetivo orientar os participantes e jurados do festival, promovendo nivelamento técnico e incentivando a criatividade culinária. Neste ano, o regulamento exige o uso de dois tipos de queijo nas receitas: o tradicional Queijo Minas e o Queijo Sabor da Serra, fornecido pelo patrocinador oficial do evento.

Durante a programação, os professores Denise Sobral, Júnio César Jacinto de Paula, Renata Golin Bueno Costa e Nelson Luiz Tenchini de Macedo abordarão temas como: tipos de Queijo Minas e seus processos de cura, características sensoriais (sabor, textura e aparência), diferenças entre Queijo Minas Artesanal e Queijo Artesanal de Minas, principais queijos pasteurizados produzidos em Minas Gerais e boas práticas de manipulação e conservação dos queijos.

Além das palestras, os participantes terão uma degustação técnica de queijos produzidos por laticínios e produtores da Zona da Mata — uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre os ingredientes obrigatórios do festival.

JF Sabor acontece em setembro

A 23ª edição do JF Sabor será realizada entre os dias 19 de setembro e 26 de outubro. As inscrições para estabelecimentos e envio de receitas seguem abertas até 31 de maio, pelo site do evento. Podem participar estabelecimentos de alimentação fora do lar, incluindo microempreendedores, associados à Abrasel Zona da Mata. A inscrição permite até três receitas por casa, sendo uma por categoria, desde que utilizem obrigatoriamente um Queijo Minas e um Queijo Sabor da Serra.

As categorias competitivas variam com cozinha oriental, massas, prato principal, petiscos/porções, pizzas, quitandas, sanduíches/hambúrgueres, self-service e sobremesas/confeitaria.

Os critérios de avaliação incluem a criatividade e relevância cultural, harmonia de sabores e técnica de cocção, apresentação, uso dos queijos obrigatórios e aplicação dos materiais de divulgação do festival.

Tópicos: JF Sabor / queijo minas

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.