Para fugir da mediocridade

Personagens de Camila Márdila e Regina Casé entram em conflito após mais de dez anos separadas (Divulgação)

A amizade entre John Bennett (Mark Wahlberg) e o ursinho boca suja Ted (voz de Seth MacFarlane) é o destaque de ‘Ted 2’ (Divulgação)
O cinema nacional é assolado há tempos por produções medíocres que apostam em atores globais e nas comédias rasteiras e descartáveis, sejam elas adaptações ou não de programas de TV. Por isso mesmo é esperançoso ver a estreia, nesta quinta-feira, de “Que horas ela volta?”, novo longa-metragem de Anna Muylaert estrelado por Regina Casé e Camila Márdila. A produção chega aos cinemas brasileiros após os prêmios obtidos nos festivais de Sundance e Berlim e críticas entusiasmadas, que chegam a colocar o filme como forte candidato ao Oscar de filme estrangeiro em 2016.
O filme é centrado na empregada doméstica Val (Regina Casé, que consegue se livrar da persona “vejam como sou povão” do programa “Esquenta”), que trabalha há anos na casa de uma família classe média alta paulista. Como seus patrões (Lourenço Mutarelli e Karine Teles) são ausentes nas questões familiares, é ela que precisa assumir o papel de “mãe” de Fabinho (Michel Joelsas). Apesar de ser considerada “quase da família”, Val é a funcionária que tem o seu quartinho, não se senta à mesa com os patrões e nunca colocou os pés na piscina da casa. Ao mesmo tempo em que cuida do filho dos outros, ela precisou deixar no Nordeste sua filha, Jéssica (Camila Márdila), que foi criada por parentes e não vê a mãe há mais de dez anos.
O status quo da “família” de Val muda quando Jéssica procura a mãe para fazer o vestibular para arquitetura em São Paulo. Com a aprovação dos patrões, sua filha é levada para a casa, e não demora para Jéssica criticar Val pela sua servidão, por morar com os empregadores e conformar-se com a forma com que o jogo é jogado. Sem papas na língua e desinibida, não demora para a jovem sentir-se em casa: ela faz suas refeições na mesma mesa que os patrões de sua mãe, é convidada a ficar no quarto de hóspedes e desfruta da piscina, entre outras mordomias, para desespero de Val. A presença da jovem, porém, não apenas altera a rotina da casa, como também ameaça a estabilidade familiar.
QUE HORAS ELA VOLTA?
Palace 1: 18h, 20h e 22h (exceto segunda-feira)
Classificação: 12 anos
Um urso no tribunal
Ao ser lançado em 2012, “Ted” foi um improvável sucesso nos cinemas ao arrecadar mais de US$ 218 milhões nas bilheterias americanas e tornar conhecido do público em geral o pau-para-toda-obra Seth MacFarlane, que tinha sua fiel legião de fãs graças à incorrigível animação “Family guy” (“Uma família da pesada”). Responsável pela direção e a dublagem do urso de pelúcia com inteligência, péssimos hábitos e (nem sempre) bom coração, ele ganhou carta branca para apresentar com a iconoclastia que lhe é peculiar a cerimônia do Oscar de 2013 e ainda realizar a continuação de sua primeira incursão cinematográfica: “Ted 2”, que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira.
O filme, porém, chega com o peso de não ter obtido o mesmo sucesso que o original em sua terra natal, tendo arrecadado US$ 81 milhões desde seu lançamento, em 26 de junho, evitando pelo menos fracasso maior que o de “Um milhão de maneiras de pegar na pistola”, de 2014. A história começa poucos meses depois do encerramento do primeiro longa: enquanto seu amigo John Bennett (Mark Wahlberg) enfrenta as agruras do divórcio (seu par romântico em 2012, Mila Kunis, não participou das filmagens por estar grávida na época das filmagens), Ted e sua namorada Tami-Lynn (Jessica Barth) sobem ao altar e, tempos depois, decidem ter um filho. O urso de pelúcia, claro, não pode realizar o “serviço”, e John aceita doar seu esperma para realizar o sonho do casal. O problema é que a Justiça não vê Ted como pessoa, e sim como um presente, e ele terá que provar no tribunal que é um ser humano com sentimentos.
Além de apostar no carisma da dupla de protagonistas para tentar repetir o sucesso de 2012, “Ted 2” conta com uma extensa lista de astros do cinema e TV e figurinhas do universo nerd para chamar a atenção, como Liam Neeson, Patrick Warburton, Giovanni Ribisi, Amanda Seyfried, o onipresente Morgan Freeman e o eterno “Flash Gordon” Sam J. Jones, entre tantos outros.
TED 2
UCI 3 (dub): 13h30 e 18h30. UCI 3: 16h, 21h (todos os dias) e 23h30 (sexta-feira e sábado). Cinemais 2 (dub): 14h50 e 19h30. Cinemais 2: 17h10 e 21h50. Santa Cruz 1 (dub): 16h20, 18h50 e 21h15
Classificação: 16 anos









