20ยช Mostra de Cinema de Tiradentes homenageia Helena Ignez e Leandra Leal
No ano em que completa 20 anos, a Mostra de Cinema de Tiradentes, que serรก realizada entre os dias 20 e 28 de janeiro de 2017, homenagearรก as atrizes Helena Ignez e Leandra Leal, duas das mais proeminentes intรฉrpretes e criadoras de audiovisual nacional na contemporaneidade. Elas estarรฃo na abertura do festival, no dia 20 de janeiro (sexta), no Cine Tenda, onde receberรฃo o Trofรฉu Barroco. Neste ano, o tema da mostra serรก “Cinema em reaรงรฃo, cinema em reinvenรงรฃo”, proposto pelo curador Cleber Eduardo.
Segundo Cleber, a ideia รฉ debater – por meio dos filmes selecionados e de mesas de discussรฃo com especialistas e pesquisadores – um cinema que reage a seu espaรงo e a seu tempo histรณrico, na maioria das vezes assumindo pontos de vista atravรฉs das articulaรงรตes de linguagem. Depois da abertura do festival, no dia 20, serรก exibido o documentรกrio “Divinas Divas”, estreia de Leandra Leal na direรงรฃo. O tributo se estende no fim de semana, com a exibiรงรฃo dos filmes da Mostra Homenagem: “Nome prรณprio” (2007), de Murillo Salles, com Leandra; “A mulher de todos” (1969), de Rogรฉrio Sganzerla, com Helena; e o curta “A Miss e o Dinossauro” (2007), dirigido por Helena. Tambรฉm no fim de semana, serรก realizada a mesa “O percurso de Helena Ignez e Leandra Leal”, reunindo as duas artistas no centro de um bate-papo com a plateia.
“Estรฉtica deve estar ao lado ou ร frente do polรญtico”
Segundo Cleber Eduardo, a temรกtica do evento em sua 20ยช ediรงรฃo se pautou pela efervescรชncia social e polรญtica ao longo de 2016, buscando uma reflexรฃo sobre as maneiras como o cinema e a arte se movem neste contexto. “A discussรฃo a se propor รฉ que a reaรงรฃo aos recentes acontecimentos polรญticos ou sociais, atravรฉs do cinema, sรณ terรก forรงa se o cinema for colocado como carro-chefe, e nรฃo como palanque, megafone, hashtag ou militรขncia”, diz o curador. “Se a militรขncia estiver ร frente dos filmes, o efeito serรก limitado. Para um cinema verdadeiramente polรญtico, a estรฉtica deve estar ao lado ou ร frente do polรญtico”, opina.
Ainda segundo Cleber Eduardo, um dos principais questionamentos que o tema aborda รฉ: na segunda dรฉcada do sรฉculo 21, como pode o cinema confrontar as questรตes contemporรขneas sem que os filmes se tornem reportagens em tela grande?. “Para um festival como o de Tiradentes, defendemos acima de tudo a resistรชncia ร banalizaรงรฃo de certos modos de abordagem ainda primรกrios e precรกrios, justamente com a proposiรงรฃo de filmes que procuram atravessar as pautas polรญticas imediatas com respostas formais de cinema”, responde o curador.