Mamm abre inscrições para Oficina de Férias com mais de 160 vagas; veja a programação
Atividades gratuitas ocorrem de 20 a 31 de janeiro e incluem colagem, mosaico, gravura, desenho e karaokê

O Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) anunciou a programação de janeiro da Oficina de Férias. Ao todo, são mais de 160 vagas, distribuídas em 16 atividades para públicos variados. As oficinas gratuitas acontecem entre 20 e 31 de janeiro. As inscrições devem ser feitas individualmente a partir desta terça-feira (13), exclusivamente pelo site do museu.
As atividades práticas, desenvolvidas pela Divisão de Ação Educativa do museu, incluem técnicas como colagem, desenho, mosaico, gravura, dobraduras e antotipia. Contação de histórias, karaokê, teatro de papel, reproduções sensoriais de obras de arte e ações de mediação artística para surdos e surdocegos também estão entre os destaques.
Na oficina “E o que vem agora?”, voltada a crianças de 9 e 10 anos, a proposta é refletir sobre o futuro do MAMM a partir da mostra “Museu de Arte Murilo Mendes – Entre tempos: 20 anos de acervo”. Já “Recortar o presente” convida os participantes a um exercício de colagem inspirado em obras figurativas das exposições “Ocupação Fayga Ostrower” e “Fayga Ostrower: a conquista da pureza fundamental”.
Nesta edição, algumas atividades serão conduzidas por convidados. A professora do Instituto de Artes e Design (IAD/UFJF) Valéria Faria, ex-pró-reitora de Cultura e ex-diretora do MAMM, media “Me colaram no tempo”, oficina de colagem que evidencia a pesquisa desenvolvida pela artista.
O Coletivo Agrupa, grupo de mosaico e muralismo do IAD/UFJF, ministra duas atividades sobre a técnica que utiliza pequenos pedaços de azulejo e outros materiais para formar imagens e padrões. Já o artista e professor Hamilton Ferpa conduz uma oficina de iniciação à gravura, apresentando metodologias básicas da técnica.
Integrando o projeto “Mediação Artística e Acessibilidade no Museu de Arte Murilo Mendes”, a oficina “Práticas de mediação artística para surdos e surdocegos” será conduzida pelos professores e artistas Carlos Antonio Jacinto e Carlos Roberto Cintra. O objetivo é aprofundar, por meio de relatos de experiência e práticas de sensibilização, reflexões e vivências sobre formas de mediação artístico-cultural baseadas no visual e no tátil.
Todas as atividades têm caráter introdutório. Em algumas, os participantes precisarão levar materiais específicos, informados no e-mail de confirmação da inscrição. É possível se inscrever em quantas oficinas quiser, respeitando a faixa etária indicada.









