Espaço Autoria completa um ano em Juiz de Fora

Casa de Cultura no Centro da cidade celebra aniversário com programação especial ao longo da semana


Por Bruno Furtado, estagiária sob supervisão da editora Carolina Leonel

12/07/2023 às 07h31- Atualizada 12/07/2023 às 07h43

Autoria Casa de Cultura Divulgacao
Programação especial se estende até sábado, com música, leitura e discussões  (Foto: Autoria/Divulgação)

Há um ano, Juiz de Fora ganhava uma nova Casa de Cultura. Ao longo desse tempo, o Espaço Autoria, localizado na Rua Batista de Oliveira 931 – Centro, no segundo andar, vem pintando em suas paredes uma história de multiprotagonismos. Em cada encontro, em cada café, novas trocas se tecem em um horizonte de criação compartilhada.

Desde seu surgimento, a Autoria vem semeando o desejo de ser um espaço para desafiar o esvaziamento da correria cotidiana, integrando as possibilidades da arte, da música, da cultura e da sensibilidade no dia a dia das pessoas. Para Carol Cânedo, proprietária do espaço, depois de acompanhar de perto este primeiro ano, o sentimento que fica é positivo. “Fortalecemos a nossa identidade como casa e como refúgio. O que acontece aqui fortalece a cultura local, inspira e incentiva artistas, amplia a rede de quem acredita na arte como instrumento de transformação”, destaca.

Como o nome Autoria já conta, um dos grandes focos da Casa é se comprometer a ampliar, cada vez mais, a visibilidade de artistas da região que se inserem de modo independente no mercado, atualmente pouco generoso com o setor cultural e editorial. Nesse tempo de vida, a Casa de Cultura prezou por desenvolver diálogos com esse entorno. “Conquistamos o carinho e o respeito dos artistas locais e nos tornamos referência para lançamentos de livros de autores independentes, para jovens músicos e para artistas que buscam espaço para apresentar seu trabalho. Construímos uma relação de carinho e de cuidado com a nossa vizinhança e com o nosso público”, conta Carol.

Entretanto, possibilitar que a cultura siga pulsando vívida e reivindicando seu lugar pela cidade não é simples. “Os desafios são imensos. Aplicar na prática os valores em que acreditamos, não sucumbir às demandas comerciais e resistir enquanto espaço cultural que apoia a arte local e que tem recursos limitados tem sido um esforço diário”, relata a proprietária.

Para comemorar seu primeiro aniversário, durante esta semana, a programação da Autoria está repleta de convites à cultura. Afinal, festejar as boas trajetórias é também um valor do lugar, que traz em sua parede a frase: “uma casa (…) onde eu possa plantar meus amigos, meus discos e livros e nada mais”. “É nisso o que acreditamos e esses propósitos norteiam nossas ações, nossas escolhas e nossas palavras. Abrimos as portas a quem e ao que acreditamos. E essa construção acaba se dando de maneira muito natural”, conclui Carol.

Confira a programação a partir desta quarta:

Quarta (12)
19h: Infinity Class – Histórias sobre discotecagem com DJ Alex Paz
20h: Discotecagem com DJ Alex Paz

Quinta (13)
19h: Bate-papo “Um olhar sobre Carolina Maria de Jesus com Deila Martins”
20h: Resenha: Os afetos de um clube de leitura com participantes de projeto locais

Sexta (14)
19h: Bate-papo “Autorias na Autoria” com autores e artistas da casa
20h: Música ao Vivo “Cordas e Congas”

Sábado (15)
14h: Abertura da Casa
16h: Discotecagem
17h: Música ao vivo com diversas atrações
22h: Encerramento

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.