Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Sarau contemporâneo


Por RENATA DELAGE

11/07/2013 às 07h00

O Eco – Performances Poéticas está de casa nova. Em comemoração ao aniversário de cinco anos do grupo, o Eco realiza, nesta sexta, edição especial no Museu de Arte Murilo Mendes, que receberá, a partir de agora, encontros bimestrais. No elenco do sarau estarão quatro poetas lançando suas obras recentes. Destaque no mercado editorial – e na noite -, a carioca Alice Sant’Anna faz sua primeira incursão poética na cidade, com Rabo de baleia (Cosac Naify, 2013). A jovem participou da Festa Literária de Paraty (Flip) na última semana. Sua recente publicação foi selecionada pelo Programa Petrobras Cultural, e seus poemas figuram em várias antologias, como a espanhola Otra línea de fuego – Quince poetas brasileñas ultracontemporáneas, organizada por Heloisa Buarque de Hollanda e traduzida por Teresa Arijón.

Também do Rio de Janeiro, Mariano Marovatto, trará para o encontro suas Mulheres feias sobre patins (7Letras, 2012). Cantor, compositor e escritor, Marovatto é pesquisador, roteirista e apresentador do programa musical Segue o som, na TV Brasil. E para fechar a lista dos cariocas, o poeta Lucas Viriato lançará em primeira mão o livro Muestras (Organograma, 2013). Desde 2006, Viriato, frequentador do Eco, edita o jornal literário Plástico Bolha, que já publicou centenas de autores, entre novos e consagrados.

O representante local no evento é o leopoldinense, radicado em Juiz de Fora, Otávio Campos, poeta e editor da revista Um conto. Campos lança seu primeiro livro, Distância (Aquela Editora, 2013). O músico Marcelo Castro será o responsável pela discotecagem da noite, que ainda terá, como de costume, espaço para as manifestações dos participantes (microfone aberto).

Atualmente a poesia, em voga na cena literária desde o lançamento da tão falada antologia poética de Paulo Leminski, também se mostra com vigor em Juiz de Fora, avalia a coorganizadora do grupo Eco – Performances Poéticas, Anelise Freitas. Dando continuidade às reflexões, a Casa de Cultura Estação Palco promove, no dia 13 de julho, uma oficina colaborativa de poesia, dentro do projeto Minicursos EP.

Os poetas, doutorandos em literatura pela PUC-Rio, André Capilé e Laura Assis, falam, ao lado de Otávio Campos, sobre produção editorial e poesia na contemporaneidade. A desenhista Nicolle Bello – que ilustra as camisas da marca Chico Rei – ministra minicurso de artes plásticas, atentando para a criação artística e a importância do olhar. Os músicos Rodrigo Rocha e Wangner Boratto também participam da edição, com repertório autoral, em uma ensaio aberto de duo de violão e bandolim.

O conteúdo continua após o anúncio

ECO PERFORMANCES POÉTICAS

Dia 12 de julho, às 19h

Museu de Arte Murilo Mendes

(Rua Benjamin Constant 790)

MINICURSO EP

Dia 13 de julho, às 14h

Casa de Cultura Estação Palco

(Rua Padre Frederico, 435 – Santa Catarina)

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia